Em mais um passo rumo à modernização dos serviços públicos, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou nessa quarta-feira (25), a Lei que autoriza o pagamento da passagem do transporte coletivo urbano por meio do Pix. A solenidade realizada em frente ao prédio da Prefeitura de Rio Branco e contou com a presença de vereadores e servidores do órgão.
A nova legislação representa um avanço significativo no sistema de mobilidade urbana da capital acreana, proporcionando mais praticidade e agilidade aos usuários do transporte público.
“Quem ganha é o povo que utiliza o transporte coletivo”, destacou Bocalom. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Segundo o prefeito, a medida busca acompanhar os novos hábitos da população e elimina entraves comuns no uso do dinheiro em espécie.
“Hoje, quase ninguém anda com dinheiro no bolso. O Pix é uma forma rápida e moderna de pagamento. Quero parabenizar o vereador Samir Bestene e toda a Câmara Municipal, especialmente a nossa base de apoio, que viabilizou a aprovação da Lei. Quem ganha com isso é o povo que utiliza o transporte coletivo”, destacou o gestor.
O autor da proposta, vereador Samir Bestene, também esteve presente no evento e ressaltou que o pagamento via Pix poderá ser feito por meio do aplicativo SI.GO, já disponível para download. A ferramenta permite a compra antecipada de passagens, que são validadas diretamente na catraca no momento do embarque.
“A ferramenta permite a compra antecipada de passagens, que são validadas diretamente na catraca no momento do embarque”, explicou Samir. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Muitas vezes o passageiro enfrenta dificuldades por estar com uma nota de valor mais alto e o cobrador não ter troco. O pagamento digital vem justamente para trazer mais agilidade, segurança e comodidade. Estou feliz por ver esse projeto sancionado, pois ele representa mais um avanço para a nossa cidade”, disse o parlamentar.
O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, anunciou que, dentro de 30 dias, as catracas dos ônibus começarão a receber a funcionalidade de leitura de QR Code, permitindo o pagamento direto pelo celular. Além disso, novas modalidades de pagamento com cartão de débito e crédito também serão implantadas.
“É uma iniciativa que traz mais acessibilidade ao sistema de transporte público. Com a tecnologia à disposição, muitos usuários preferem meios digitais ao dinheiro físico, que muitas vezes gera transtornos com troco. O Pix e o QR Code chegam para resolver isso”, afirmou Vilas Boas.
A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a inovação e o bem-estar da população, investindo em soluções que modernizem os serviços e melhorem a experiência dos cidadãos. A campanha de divulgação e orientação sobre o novo sistema será intensificada nas próximas semanas.