Ao pegar a BR-364 rumo ao Vale do Juruá, no início de março, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Júnior, inaugurou um novo modelo de gestão parlamentar: aproximação direta com os gestores e vereadores do interior do estado. Em vez de esperar que as demandas cheguem à capital, Nicolau decidiu ouvir de perto os desafios enfrentados pelas populações mais distantes de Rio Branco.
Na primeira etapa da agenda, o parlamentar visitou os municípios de Manoel Urbano, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Nessas localidades, o presidente da Aleac se reuniu com prefeitos e vereadores, ouvindo uma série de reivindicações, principalmente ligadas à recuperação de ramais e investimentos na área da saúde.
“O presidente vir na casa da gente se prontificar a nos ajudar é um gesto que demonstra o tamanho do comprometimento com quem mora nas cidades distantes da capital”, declarou Zé Luiz, prefeito de Mâncio Lima.
Em Cruzeiro do Sul, os vereadores entregaram um pedido conjunto para que Nicolau intermediasse uma audiência pública sobre a situação dos ramais, uma das maiores preocupações da região.
Visita ao Alto Acre reforça institucionalidade
Na última quinta-feira (3), Nicolau Júnior deu início à segunda etapa da agenda, dessa vez voltada para os municípios do Alto Acre. Em Capixaba, o prefeito Manoel Maia (União Brasil) elogiou a iniciativa e destacou a necessidade de retomada do diálogo com o governo estadual, especialmente sobre parcerias com o Deracre e incentivos à produção rural.
Em Xapuri, onde foi recepcionado pelo prefeito Maxsuel Maia e nove dos 11 vereadores, o presidente da Aleac ouviu elogios às obras estruturantes em andamento, como a ponte da Sibéria e o acesso pela variante, aguardadas há décadas pela população.
Mas foi em Epitaciolândia que Nicolau recebeu uma das falas mais marcantes da jornada:
“É a primeira vez, em cinco anos, que recebo aqui no gabinete a visita de um presidente da Aleac”, afirmou o prefeito Sérgio Lopes.