A Procissão e Bênção do Santíssimo tiveram início às 18h30min desta quinta-feira (30), em Rio Branco, logo após a Missa Solene de Corpus Christi. A caminhada, seguida de um trio elétrico, contou com a presença de mais de dois mil fiéis, conforme estimativa da assessoria de comunicação da Diocese da capital.
Após a partida da caminhada, os fiéis entoaram cânticos religiosos, enquanto a Eucaristia era conduzida pelas maiores autoridades da Igreja em Rio Branco, que se revezavam na segurança do ostensório – uma peça de ourivesaria utilizada em atos de culto da Igreja Católica para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou transportá-la em procissão.
Durante a caminhada, foram feitas seis paradas em altares colocados em frente a casas de famílias tradicionais na Igreja. Este ato rememora as estações da Via Sacra, representando as etapas que Jesus Cristo passou antes de sua crucificação.
Em determinado momento, os devotos fizeram uma pausa para interceder pelas vítimas do desastre hidrológico no Rio Grande do Sul, que já contabilizou 160 mortos; pelos povos que deixam seus países em busca de pão e paz, como haitianos e venezuelanos; vítimas de feminicídio; crianças abandonadas e moradores de rua.
Ao fim do percurso da procissão, às 19h55min, e de volta à Catedral Nossa Senhora de Nazaré, foi dada a Bênção Final, com a palavra do bispo Dom Joaquim, que proferiu a Bênção do Santíssimo Sacramento. A cerimônia foi encerrada com gritos de “viva a Jesus Cristo”, marcando assim o fim da solidariedade e da celebração do dia.