Capacitação visa melhorar a identificação e tratamento preventivo da infecção latente da tuberculose
Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul de Manaus, participaram nesta quinta-feira (13/06) da etapa final do treinamento em Técnica de Aplicação e Leitura da Prova Tuberculínica. O curso é destinado ao diagnóstico da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que ocorre quando uma pessoa é infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas ainda não apresenta sintomas ativos da doença.
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Controle da Tuberculose, a capacitação faz parte do planejamento da Prefeitura de Manaus para ampliar a oferta desse serviço na rede municipal de saúde. Atualmente, 34 UBSs oferecem o exame e a meta é ampliar esse número para 40 até julho, incluindo três UBSs na zona rural.
Detalhes do Treinamento
A enfermeira Dinah Carvalho, técnica do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa e coordenadora da capacitação, explicou que o treinamento é realizado em duas etapas. A primeira é teórica, abordando a infecção latente e a técnica de aplicação e leitura da prova tuberculínica. A parte prática, iniciada na terça-feira (11/06), envolveu o treinamento para a aplicação intradérmica do PPD (derivado proteico purificado). Após 48 horas, os profissionais realizam a leitura do exame para identificar a presença da infecção latente.
Importância do Programa ExpandTPT
O treinamento faz parte do programa ExpandTPT, focado na expansão do Tratamento Preventivo da Tuberculose, coordenado pelo Ministério da Saúde, a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose e o Centro Internacional de Tuberculose da Universidade McGill, do Canadá. O objetivo é contribuir para o Plano de Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública.
A Prova Tuberculínica é indicada principalmente para contatos de pacientes com tuberculose ativa, diabéticos, tabagistas, pessoas vivendo com HIV, transplantados, pessoas em uso de imunossupressores e profissionais de saúde, que devem realizar o exame anualmente.
Benefícios para a Comunidade
O enfermeiro Carlos Lopes de Azevedo, da UBS Luiz Montenegro, destacou que a implantação do serviço na unidade facilitará o acompanhamento dos pacientes. “Hoje, quando chega um paciente que precisa realizar o exame, é feito o encaminhamento para Unidades de Saúde próximas. Tendo o exame aqui, na UBS, vai facilitar bastante o acompanhamento do paciente”, afirmou Carlos.
Sobre a Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse persistente por duas semanas ou mais. A transmissão ocorre através do ar, quando pessoas com tuberculose ativa, ao falar, espirrar ou tossir, liberam partículas que contêm bacilos. Manaus já registrou 1.388 casos de tuberculose este ano.