Profissionais de saúde em Manaus participam de treinamento para ampliar oferta de diagnóstico de tuberculose latente

Capacitação visa melhorar a identificação e tratamento preventivo da infecção latente da tuberculose

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Montenegro, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Sul de Manaus, participaram nesta quinta-feira (13/06) da etapa final do treinamento em Técnica de Aplicação e Leitura da Prova Tuberculínica. O curso é destinado ao diagnóstico da Infecção Latente da Tuberculose (ILTB), que ocorre quando uma pessoa é infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, mas ainda não apresenta sintomas ativos da doença.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Controle da Tuberculose, a capacitação faz parte do planejamento da Prefeitura de Manaus para ampliar a oferta desse serviço na rede municipal de saúde. Atualmente, 34 UBSs oferecem o exame e a meta é ampliar esse número para 40 até julho, incluindo três UBSs na zona rural.

Detalhes do Treinamento

A enfermeira Dinah Carvalho, técnica do Núcleo de Controle da Tuberculose da Semsa e coordenadora da capacitação, explicou que o treinamento é realizado em duas etapas. A primeira é teórica, abordando a infecção latente e a técnica de aplicação e leitura da prova tuberculínica. A parte prática, iniciada na terça-feira (11/06), envolveu o treinamento para a aplicação intradérmica do PPD (derivado proteico purificado). Após 48 horas, os profissionais realizam a leitura do exame para identificar a presença da infecção latente.

Importância do Programa ExpandTPT

O treinamento faz parte do programa ExpandTPT, focado na expansão do Tratamento Preventivo da Tuberculose, coordenado pelo Ministério da Saúde, a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose e o Centro Internacional de Tuberculose da Universidade McGill, do Canadá. O objetivo é contribuir para o Plano de Eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública.

A Prova Tuberculínica é indicada principalmente para contatos de pacientes com tuberculose ativa, diabéticos, tabagistas, pessoas vivendo com HIV, transplantados, pessoas em uso de imunossupressores e profissionais de saúde, que devem realizar o exame anualmente.

Benefícios para a Comunidade

O enfermeiro Carlos Lopes de Azevedo, da UBS Luiz Montenegro, destacou que a implantação do serviço na unidade facilitará o acompanhamento dos pacientes. “Hoje, quando chega um paciente que precisa realizar o exame, é feito o encaminhamento para Unidades de Saúde próximas. Tendo o exame aqui, na UBS, vai facilitar bastante o acompanhamento do paciente”, afirmou Carlos.

Sobre a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível causada pela micobactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse persistente por duas semanas ou mais. A transmissão ocorre através do ar, quando pessoas com tuberculose ativa, ao falar, espirrar ou tossir, liberam partículas que contêm bacilos. Manaus já registrou 1.388 casos de tuberculose este ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *