Projeto “Produzir para Empregar” aposta no arroz e fortalece agricultura familiar em Rio Branco

O projeto Produzir para Empregar, da Prefeitura de Rio Branco, segue fortalecendo a produção agrícola da capital acreana. A nova etapa da iniciativa, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foca agora no cultivo de arroz de alta qualidade, beneficiando diretamente cerca de 100 produtores da agricultura familiar.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, mais de 2.500 famílias já foram cadastradas desde o início da gestão passada, recebendo apoio técnico e logístico. Entre os benefícios oferecidos estão assistência técnica, mecanização agrícola, doação de mudas de café e milho, fornecimento de calcário e melhorias nos ramais para facilitar o escoamento da produção.

“Este ano, em parceria com a Embrapa, fizemos o plantio de sementes de arroz e estamos distribuindo para cerca de 100 produtores. O objetivo é tornar o Acre autossuficiente em milho, arroz, feijão, melancia e outras culturas”, disse o secretário.

Foram plantadas variedades de arroz Primavera e o arroz 356 em uma área de três hectares. A expectativa é colher cerca de 2 toneladas de sementes, que serão destinadas a novos plantios com alto potencial de rendimento.

Joselito Soares, responsável técnico da secretaria, lembra que o Acre já teve destaque nacional na produção de grãos nos anos 1980. “Entre 1984 e 1985, os armazéns da Cageacre estavam cheios de arroz, milho e feijão. Mas, com o tempo, nossa produção foi caindo. Esse novo projeto é uma virada de chave para retomarmos a autossuficiência”, explicou.

Prefeito visita área e destaca potencial do Acre

O prefeito Tião Bocalom visitou a área de cultivo nesta quarta-feira (7) e comemorou os resultados do projeto.

“Isso aqui é riqueza! É comida, é segurança alimentar! O Acre precisava de um projeto assim. Agora temos uma área de produção de sementes, com beneficiadora e selecionadora, garantindo um arroz de qualidade, como os que vêm de fora. Nossa terra é produtiva, com o melhor clima para a agricultura. Não podemos mais aceitar que o arroz venha de outros estados — temos condições de produzir aqui e para todos!”

A colheita das sementes de arroz plantadas na área da Embrapa está prevista para o próximo dia 20 de maio, conforme informou a Secretaria Municipal de Agricultura.


📷 Créditos
Reportagem: Salomão Matos
Imagens: Rodilson Bardales
Fotografias: Val Fernande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *