O Partido dos Trabalhadores (PT) definiu o dia 6 de julho de 2025 para realizar suas eleições internas, que irão renovar as direções municipais, estaduais e nacional. O processo marcará a sucessão da atual presidente nacional, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). No Acre, as articulações já começaram, conforme informou o presidente estadual da sigla, ex-deputado Daniel Zen.
O calendário do Processo de Eleição Direta (PED) foi aprovado pelo Diretório Nacional do PT em 7 de dezembro, permitindo que mais de 1,6 milhão de filiados participem da votação. Esse sistema exclusivo do partido não tem equivalente em outras legendas brasileiras.
Movimentações no Estado
Em entrevista ao ac24horas, Daniel Zen revelou que, apesar das articulações em andamento, o cenário do partido no Acre permanece enfraquecido, o que pode resultar em uma eleição interna com menos disputas.
“As articulações estão só começando. Alguns presidentes municipais devem tentar reeleição, outros não. No entanto, como o partido está em um momento mais fragilizado e com poucos espaços de poder, a tendência é que tenhamos menos disputas e mais consenso na escolha dos dirigentes”, explicou Zen.
Ele destacou ainda que todos os diretórios municipais estão regularizados junto à Justiça Eleitoral. “Temos diretórios nos 22 municípios, todos em situação jurídica plena. Mantivemos a parte burocrática em dia. Agora, o foco é na articulação política, que ocorre de forma mais moderada, sem grandes embates internos”, ressaltou.
Sobre a possibilidade de concorrer à reeleição como presidente estadual do PT, Zen afirmou não ter tomado uma decisão definitiva. “Ainda não sei dizer. Talvez sim, talvez não”, concluiu.