A situação de enchente no estado do Acre se agrava a cada hora, com o Rio Acre atingindo um nível alarmante de 14,67 metros na manhã deste sábado. O aumento contínuo do nível do rio preocupa as autoridades, especialmente porque já são 14 bairros da capital, Rio Branco, impactados pela enchente.
Desalojados e necessidade de mais abrigos
Segundo dados da Defesa Civil, 317 pessoas já foram desalojadas, com mais de 200 delas procurando abrigo nos espaços disponibilizados pela prefeitura de Rio Branco. Entretanto, o número de desabrigados deve crescer, pois famílias continuam sendo retiradas de suas residências, elevando ainda mais a necessidade de abrigos emergenciais. Estima-se que pelo menos 50 famílias já estejam nos abrigos, e esse número tende a aumentar.
Agravamento da situação no interior do estado
Além da capital, a situação também é crítica em outras cidades ao longo da bacia do Rio Acre, como Assis Brasil, Brasileia, Xapuri e Capixaba. O Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre em Rio Branco, também está registrando aumento do nível da água, o que torna a previsão para a capital ainda mais preocupante. As autoridades afirmam que não há expectativa de retração no momento, e estão concentradas no socorro às pessoas afetadas pela enchente.
Igarapés em alerta
Os igarapés Batista, Amaro e São Francisco já transbordaram, contribuindo para agravar a situação em Rio Branco. Apesar de um ritmo de subida mais lento, a continuidade desse processo mantém o alerta máximo na cidade. A Defesa Civil realizou vistorias durante a madrugada e confirmou que os igarapés continuam subindo, ainda que de forma menos intensa.
Persistência das chuvas
Nas últimas 24 horas, foram registrados 23mm de chuva na capital acreana, e as precipitações continuam no início da manhã deste sábado. A persistência das chuvas agrava ainda mais a situação das enchentes, dificultando as operações de resgate e assistência às comunidades afetadas.
Diante desse cenário, é fundamental que as autoridades e a população estejam em alerta máximo, tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores impactados por essa emergência.
foto/gif: Ac24horas