O nível do Rio Acre segue em queda nesta quarta-feira, 9 de abril, atingindo 9,27 metros às 5h29 da manhã, de acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. A marca está bem abaixo da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e também distante do nível de transbordo, estabelecido em 14 metros, indicando um cenário de tranquilidade momentânea para a capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas foi de 9 milímetros, índice considerado baixo e que não gera preocupação imediata quanto à elevação do nível do rio.
De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, a vazante – processo natural de diminuição do volume do rio – vem ocorrendo de forma gradual, o que contribui para a estabilidade das margens. “Ainda bem que o Riozinho do Rola está segurando a vazante aqui em Rio Branco. A vazante não sendo tão forte e rápida diminui um pouco os acidentes geológicos”, explicou o oficial, referindo-se à prevenção de deslizamentos e outros problemas comuns quando a água baixa de forma abrupta.
Apesar do alívio momentâneo, a Defesa Civil segue monitorando o comportamento do rio e os índices pluviométricos da região, especialmente com a aproximação do período de estiagem.