Rio Acre se aproxima da cota de transbordamento e prefeitura monta abrigos

O nível do Rio Acre, em Rio Branco, segue subindo rapidamente. De acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal, às 9h30 deste domingo (09), o rio atingiu 13,76 metros, ficando a apenas 24 centímetros da cota de transbordamento, que ocorre aos 14 metros.

As águas já alcançam o bairro da Base, mas, até o momento, nenhuma casa foi atingida. A elevação do rio é impulsionada pelo aumento do volume de água vindo dos afluentes, como o Riozinho do Rola. As chuvas acima da média para o mês de março têm elevado os níveis dos rios em diversas regiões do Acre.

Em Plácido de Castro, o Rio Abunã já ultrapassou a cota de transbordamento em 39 centímetros. Apesar disso, apenas uma família precisou ser retirada e encaminhada para a casa de parentes. Em Sena Madureira, o Rio Iaco atingiu 14,17 metros, ultrapassando a cota de alerta de 14 metros. A cota de transbordamento é de 15,20 metros, e alguns bairros já sofrem com a cheia.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá chegou a 13,20 metros, levando o governo do Estado e a prefeitura a mobilizarem equipes para possíveis remoções de famílias afetadas.

Durante a madrugada, o Rio Acre registrou uma elevação significativa em Rio Branco. Na primeira medicião do dia, o nível era de 13,66 metros, subindo 10 centímetros nas primeiras horas da manhã.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Rio Branco intensificou os trabalhos no Parque de Exposições Wildy Viana, onde estão sendo montados 30 abrigos para acolher as primeiras famílias desalojadas. As autoridades seguem monitorando a situação para agir rapidamente em caso de necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *