Na medição das 18 horas desta segunda-feira, 4, foi constatada uma nova subida no nível do Rio Acre, desta vez de 3 centímetros em cerca de três horas. Com isso, o rio atingiu a marca de 17,81 metros na capital acreana, Rio Branco.
De acordo com a Defesa Civil, a elevação do manancial está sendo provocada pela cheia do Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre na região. A situação preocupa as autoridades locais e a população, especialmente devido às previsões de chuvas para os próximos dias.
O tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, alertou para a possibilidade de o rio continuar subindo, já que há vazante no Riozinho do Rola. Além disso, as chuvas recentes contribuíram para o aumento do volume de água. “A previsão para o Rio Acre é de aumento. Durante a noite, tivemos quase 40mm de chuva local, o que também influencia. A nova expectativa é que haja uma estabilização antes da chegada da marca de 18 metros, mas é nas próximas horas, observando o comportamento do rio, que poderemos fazer um diagnóstico mais preciso”, explicou Falcão.
Diante desse cenário, moradores das áreas ribeirinhas e autoridades locais estão em alerta, tomando medidas preventivas para enfrentar uma possível enchente. A situação requer atenção contínua e monitoramento constante por parte das autoridades competentes, a fim de garantir a segurança da população e minimizar os impactos causados pela elevação do nível do Rio Acre.