Capital investe para ampliar vagas e garantir acesso à educação infantil, com foco em crianças de 0 a 2 anos
Enquanto dados divulgados pelo Instituto Todos Pela Educação e apresentados pelo Jornal Nacional nessa segunda-feira (11), apontam que 44,4% das crianças de 0 a 3 anos no Acre não têm acesso à educação infantil — o maior índice de exclusão do país nessa faixa etária —, a realidade da capital acreana tem avançado de forma consistente.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem implementado um conjunto de ações voltadas para ampliar o atendimento em creches, especialmente para a faixa etária de 0 a 2 anos, considerada mais crítica no acesso e essencial para o desenvolvimento integral da criança.
A Prefeitura de Rio Branco tem implementado um conjunto de ações voltadas para ampliar o atendimento em creches. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A rede municipal é composta por 15 Centros de Educação Infantil (CEIs) e 14 creches. Os CEIs atendem crianças tanto na creche quanto na pré-escola. O atendimento segue a seguinte organização: berçário para bebês a partir de 6 meses, creche para crianças a partir de 1 ano e 7 meses, e pré-escolar para crianças de 4 e 5 anos.
“Estamos construindo duas grandes creches com berçários, para garantir que as famílias tenham onde deixar seus filhos com segurança e cuidado”, asseverou Tião Bocalom. (Foto: Secom)
A gestão municipal reforça que investir na educação infantil é investir no futuro. “Quando assumimos a gestão, não havia vagas para crianças de 0 a 2 anos. Estamos mudando essa realidade. Estamos construindo duas grandes creches com berçários, para garantir que as famílias tenham onde deixar seus filhos com segurança e cuidado. Encontramos obras paradas e creches inacabadas, mas com planejamento e trabalho estamos avançando. Rio Branco está fazendo a sua parte e garantindo vagas para crianças de 0 a 4 anos, com atenção especial aos bebês”, asseverou o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
Mais vagas e expansão
De acordo com dados do Departamento de Gestão da Rede Escolar – Núcleo de Estatística, a rede municipal atendeu 4.531 crianças em creches no ano de 2024. Em 2025, esse número subiu para 4.708, representando um aumento de 177 novas vagas. Desse total, 24 vagas são específicas para berçários, distribuídas em três turmas de oito bebês, seguindo a legislação vigente.
Novas creches em construção
A gestão municipal está investindo recursos próprios na construção de duas grandes creches que terão capacidade para atender juntas até 600 crianças, com vagas exclusivas para bebês de 4 meses a 2 anos.
A Creche Vila Acre está em fase avançada de obras, será uma das maiores creches públicas com berçário do Estado. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
• Vila Acre – em fase avançada de obras, será uma das maiores creches públicas com berçário do Estado, com infraestrutura moderna e ambientes projetados para garantir segurança e conforto às crianças.
• Região da Defesa Civil (bairro Tancredo Neves) – unidade que reforçará o atendimento na parte alta da cidade, ampliando o acesso às famílias que mais necessitam.
Obras da Creche no bairro Defesa Civil, unidade que reforçará o atendimento na parte alta da cidade (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Cada creche está recebendo R$ 6 milhões de investimentos, totalizando R$ 12 milhões diretamente do orçamento municipal.
Entregas recentes
Em 2025, a Prefeitura entregou o Centro de Educação Infantil Professor Beline Araújo, no bairro Cidade do Povo. O espaço foi planejado para acolher, estimular e garantir o desenvolvimento das crianças desde os primeiros meses de vida.
A Prefeitura entregou o Centro de Educação Infantil Professor Beline Araújo, no bairro Cidade do Povo (Foto: Secom)
Com 10 salas de aula, sendo duas para berçários, quatro para creche e quatro para pré-escola, a unidade oferece atendimento para cerca de 118 crianças. O CEI conta com ambientes climatizados, iluminação adequada, berços confortáveis e equipe capacitada para garantir cuidado e atenção especial aos bebês.
A cidade conta com o CEI Maria Danila Pompeu, também no Cidade do Povo. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Além da Beline Araújo, a cidade conta com o CEI Maria Danila Pompeu, também no Cidade do Povo, que, junto com outras unidades, totaliza 370 vagas para crianças de 4 meses a 5 anos, em período parcial ou integral.
Cuidado e qualidade de vida
As crianças atendidas nas unidades da rede municipal recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, garantindo uma alimentação nutritiva durante o período escolar.
Em breve vamos inaugurar a maior creche do Estado, na Vila Acre e uma outra no bairro Defesa Civil. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“A gestão do prefeito Tião Bocalom tem investido muito na Educação. Inauguramos recentemente um Centro de Educação Infantil, na Cidade do Povo, oferecendo berçários. Em breve vamos inaugurar a maior creche do Estado, na Vila Acre e uma outra no bairro Defesa Civil. Em breve estaremos concluindo o processo para firmar novas parcerias, ampliando ainda mais a oferta de vagas, por meio de convênios. Além de todo cuidado, zelo e carinho com nossas crianças, ofertando kits pedagógicos, de higiene pessoal, alimentação e um ensino de qualidade. Já fizemos muito e faremos ainda mais”, apontou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene.
A Prefeitura também fornece fardamento completo e material escolar, assegurando que todas tenham acesso às mesmas condições para aprender e se desenvolver.
As crianças atendidas nas unidades da rede municipal recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde (Foto: Val Fernandes/Secom)
O processo de matrícula para 2025 segue regras claras estabelecidas em edital, com prioridade para crianças em situação de vulnerabilidade, filhos de pessoas com deficiência e de mulheres vítimas de violência. Quando a demanda supera a oferta, a seleção é feita por sorteio público, com participação de representantes da comunidade e registro em ata.