Rio Branco decretará Emergência em Saúde devido ao aumento de casos de dengue

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinará nesta quinta-feira (23), em seu gabinete, o Decreto de Emergência em Saúde devido ao aumento de casos de arboviroses na capital.

No último sábado (18), uma equipe do Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses, vinculada ao Ministério da Saúde, visitou algumas Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) de Rio Branco. A equipe esteve acompanhada por representantes das secretarias de Saúde do Estado (Sesacre) e do município (Semsa). A visita teve como objetivo avaliar a estrutura disponível para lidar com o aumento expressivo de casos de dengue no estado e viabilizar a liberação de recursos para ações de combate à doença.

Marcos Malveira, coordenador estadual do COE, destacou, na semana passada, o crescimento alarmante do número de casos confirmados de dengue no início de 2025. “Já ultrapassamos 1.500 casos confirmados apenas nas duas primeiras semanas do ano no Acre. É essencial orientar os municípios na elaboração de seus planos de contingência e, se necessário, decretar emergência para solicitar mais recursos junto ao Ministério da Saúde”, ressaltou Malveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *