Rio Branco volta a ter o maior índice de poluição do ar entre as capitais

A cidade de Rio Branco, capital do Acre, começou a segunda-feira, 23, com o mais alto nível de poluição do ar entre todas as capitais do Brasil, conforme dados da plataforma de monitoramento do Índice de Qualidade do Ar (IQAir). Às 7h, foi registrado um índice preocupante de 626, considerado “perigoso”. Esse nível elevado de poluição é provocado, em grande parte, pela alta concentração de partículas finas (PM2,5), que atingiram 388,7 µg/m³, valor que excede em 77,7 vezes o limite anual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Rio Branco ocupa o primeiro lugar no ranking das capitais brasileiras com pior qualidade do ar, à frente de Porto Velho, que registra um IQA de 419. O monitoramento é realizado por três estações colaborativas, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), que fornecem dados precisos e em tempo real.

Em termos de condições climáticas, a cidade apresenta um céu claro nesta segunda-feira, com temperatura de 30°C, umidade de 39% e ventos de 4,1 km/h. Diante dessa situação crítica, a plataforma recomenda que os moradores evitem atividades físicas ao ar livre, mantenham as janelas fechadas para reduzir a entrada de ar poluído e usem máscaras ao sair de casa. Além disso, o uso de purificadores de ar pode ajudar a minimizar os efeitos da poluição em ambientes internos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *