Rondônia fornecerá energia para três cidades na Bolívia

As cidades bolivianas de Cobija (Pando), Guayaramerín (Beni) e Riberalta (Beni), situadas na fronteira com o Brasil via Rondônia, passarão a receber energia da Hidrelétrica de Jirau, localizada no Rio Madeira. Isso será possível devido a um acordo firmado nesta semana entre a República Plurinacional da Bolívia e a República Federativa do Brasil.

Cerca de 250 famílias serão beneficiadas com o acordo assinado pelos dois governos. A medida foi definida durante a visita do presidente Lula da Silva (PT) a Santa Cruz de La Sierra. O acordo prevê que o Brasil fornecerá 750 megawatts de energia, o equivalente ao consumo de uma cidade com dois milhões de habitantes.

Para a Bolívia, o valor econômico desse acordo alcança US$ 69 milhões. “Com uma ou duas interligações nesses pontos, o projeto beneficiará cerca de 250 famílias e permitirá economias significativas de gás. Além disso, esses sistemas elétricos serão mais confiáveis, pois estarão interligados com o Brasil”, explicou o Ministro de Energia da Bolívia, Franklin Molina, à TV Bolívia.

Segundo o governo boliviano, a implementação dessa medida evitará o uso anual de aproximadamente 50 milhões de litros de diesel para a geração de energia elétrica, resultando em uma economia de cerca de US$ 69 milhões por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *