A eleição para a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) terminou com a vitória da chapa 2, liderada pela atual presidente da entidade, professora Rosana Nascimento. Com 61,32% dos votos válidos, a chapa obteve 2.956 votos, superando a chapa 1, encabeçada por Márcia Lima, que conquistou 1.772 votos, o equivalente a 36,76% da preferência da categoria.
Rosana Nascimento segue para mais um mandato à frente do maior sindicato da Educação no estado, tendo como vice-presidente o professor Pedro Lima, de Cruzeiro do Sul. A nova diretoria comandará o Sinteac pelos próximos quatro anos.
A apuração foi concluída na noite da última sexta-feira, 6 de junho, na sede do sindicato, em Rio Branco, após a chegada dos votos das urnas volantes vindas de municípios do interior. Segundo a Comissão Eleitoral, todo o processo transcorreu de forma tranquila e dentro da normalidade.
“O resultado foi normal, na tranquilidade, como a gente esperava. Preparamos todo o ambiente para ser uma eleição tranquila. Agora a gente concluiu 100% das urnas, recebemos toda a apuração do interior e apresentamos o resultado com 61,32% para a chapa 2 com 2.956 votos e a chapa 1 teve 1.772 votos”, declarou James Alves, presidente da Comissão Eleitoral.
Com mais de 11 mil filiados aptos a votar, a eleição foi realizada em todo o estado, com urnas fixas instaladas em escolas e subcomissões eleitorais, além de urnas volantes que percorreram regiões rurais e de difícil acesso, como a Transacreana, BR-364 e diversos ramais. A participação dos aposentados também foi garantida, com votação exclusiva na sede do sindicato. Já os filiados fora de seus municípios de lotação puderam votar mediante apresentação dos dois últimos contracheques.
A vitória de Rosana Nascimento reforça sua liderança junto à categoria e dá continuidade às ações da atual gestão, que segue agora com novo mandato à frente das pautas e lutas dos trabalhadores em educação do Acre.