Em meio às críticas de vereadores pelos constantes vetos do prefeito Tião Bocalom a projetos de autoria do Legislativo, o secretário municipal de Articulação e Saúde de Rio Branco, Rennan Bihts, esteve nesta terça-feira (8) na Câmara Municipal. A visita ocorreu justamente num momento de forte insatisfação por parte dos parlamentares com a postura do Executivo.
Durante sua fala, Rennan reconheceu a necessidade de melhorar o diálogo entre os dois poderes e afirmou que a missão da Secretaria de Articulação é criar um ambiente de entendimento e consenso.
— A gente está justamente conversando aqui sobre essa temática, tentando organizar as informações, porque às vezes falta um pouco nessa questão do diálogo, da compreensão. Esse é o papel da articulação: tentar mediar essa relação entre a Câmara e o Poder Executivo, para que a gente possa avançar com as matérias em um ambiente de mais consenso — explicou o secretário.
Acumulando as funções de chefe da Articulação e da Saúde, Rennan afirmou que é possível administrar as duas frentes. Segundo ele, os trabalhos da pasta da Saúde seguem normalmente.
— Nós temos conciliado. Reunimos toda a equipe da Secretaria, e eu, como secretário, acabo entrando no ‘terceiro turno’. Pela manhã estou aqui, mas isso não inviabiliza os trabalhos administrativos da Saúde, que seguem a todo vapor. Saindo daqui, vou direto para lá — disse.
Sobre rumores de que sua visita teria o objetivo de orientar vereadores da base a manter os vetos do prefeito — principalmente os que barram projetos de oposição — Rennan negou qualquer tentativa de interferência.
— Isso não procede. Na verdade, vim aqui primeiro para me apresentar pessoalmente a alguns vereadores com quem ainda não tinha tido contato. Com a maioria, eu já conversei antes. A visita também é para me colocar à disposição, entender melhor o contexto e ver de que forma podemos auxiliar nas tratativas nos próximos dias — concluiu.