Sucuri de 5 metros mata cachorro e é capturada pelo Corpo de Bombeiros em Rodrigues Alves

No bairro São Francisco, localizado no município de Rodrigues Alves, uma sucuri de mais de 5 metros de comprimento protagonizou um incidente marcante nesta quarta-feira, 20. O réptil acabou matando um cachorro antes de ser capturado pelo Corpo de Bombeiros.

A bióloga Marbelita Santos, de 32 anos, relatou que ela e seus familiares foram alertados pelos latidos desesperados de um cachorro vizinho. Ao chegarem ao local, encontraram o cão já sem vida, com a cobra ao lado. “A cobra estava atrás da minha casa. Quando ouvimos o barulho do cachorro da vizinha, corremos, mas já era tarde. Ligamos para o Corpo de Bombeiros e eles chegaram rapidamente, capturando o réptil”, contou Marbelita.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Ibernon, as cobras capturadas são devolvidas ao seu habitat natural, geralmente em áreas de mata afastadas de moradias. Ele destacou que a sucuri é a maior serpente do Brasil, podendo atingir até 10 metros de comprimento, e explicou que, apesar de não ser venenosa, mata suas presas por constrição, envolvendo-as até interromper o fluxo sanguíneo.

Em 2024, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul já registrou 44 resgates e capturas de animais silvestres e domésticos. No ano anterior, foram 312 ocorrências, com 72 envolvendo serpentes. O capitão Josadac Cavalcanti ressaltou a importância de não tentar capturar ou matar os animais e de acionar o Corpo de Bombeiros, que possui os equipamentos e conhecimentos necessários para lidar com essas situações. “Nós pegamos o animal e o devolvemos em segurança à natureza. Os animais são parte essencial do ecossistema e devem ser preservados”, concluiu o militar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *