Três cavalos morreram em decorrência de infecção por raiva animal no Ramal São Pedro, localizado na zona rural de Candeias do Jamari (RO). O surto foi detectado após um produtor rural observar sinais da doença em um dos equinos.
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) foi acionada e identificou um cavalo, com cerca de três anos, apresentando sintomas da infecção. Apesar do isolamento, o animal não resistiu e veio a óbito. Testes realizados no sistema nervoso central confirmaram a presença do vírus no mesmo dia.
Após a confirmação, a Idaron iniciou ações de controle, realizando vistorias em propriedades rurais num raio de 12 quilômetros do foco inicial para tentar conter a disseminação da doença.
O Governo de Rondônia orienta que, ao observar sinais de raiva ou mordidas de morcegos nos animais, os produtores rurais comuniquem imediatamente a Idaron para evitar novos casos.