O Tribunal de Contas do Estado (TCE) enviou ao Tribunal Regional Eleitoral, na noite de quinta-feira, 15, uma lista contendo os nomes de ex-gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares pela corte.
Entre os nomes estão políticos que são candidatos nas eleições deste ano, como Leila Galvão, ex-prefeita e candidata em Brasileia. A lista também inclui Rodrigo Damasceno, candidato à prefeitura de Tarauacá, e sua vice, Marilete Vitorino, ambos ex-prefeitos da cidade. Outro nome destacado é o da atual vice-prefeita, Marfisa Galvão, que concorre novamente ao cargo, agora na chapa de Marcus Alexandre.
Além desses, a lista contém ex-gestores que não estão concorrendo, como Nilson Areal, ex-prefeito de Sena Madureira, e Vagner Sales, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul.
É importante destacar que a lista inclui pessoas com condenações definitivas nos últimos anos, mas isso não impede que sejam candidatos. O TCE não declara a inelegibilidade de nenhum agente político por contas julgadas irregulares. A partir de agora, o Ministério Público Eleitoral irá analisar cada caso individualmente para decidir se solicitará ou não a inelegibilidade dos candidatos mencionados.