Tremores atingiram a província de Kunar e soterraram vilarejos inteiros
Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a província de Kunar, no Afeganistão , na noite deste domingo (31), deixando 812 mortos e mais de 2.800 feridos nos distritos de Nurgal, Sawkay, Watapur, Manogi e Chapa Dara , segundo autoridades locais. As informações são do jornal local Tolo News.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o epicentro do terremoto foi registrado a 27 quilômetros a leste da província de Nangarhar, a uma profundidade de oito quilômetros, condição que costuma aumentar o poder de destruição.
Segundo a Autoridade de Preparação para Desastres Naturais em Kunar , diversas vilas do distrito de Nurgal foram soterradas, e há a suspeita de que centenas de pessoas ainda estejam presas sob a terra.
Os números de vítimas ainda não são definitivos, já que o contato com áreas remotas segue em andamento. Sharafat Zaman, porta-voz do Ministério da Saúde em Cabul, pediu ajuda internacional para lidar com a devastação causada pelo tremor.
Equipes dos ministérios da Defesa, do Interior e da Saúde chegaram à região para auxiliar nos trabalhos.
Os feridos estão sendo transportados de helicóptero para o Hospital Regional de Nangarhar. Moradores das áreas mais afetadas pedem ajuda para retirar sobreviventes e corpos entre os escombros .
Declaração das autoridades
O porta-voz do Emirado Islâmico do Afeganistão, Zabihullah Mujahid , afirmou que os representantes locais “ devem usar todos os seus recursos para resgatar a população ”.
Segundo as últimas atualizações da Reuters, as equipes de resgate lutam para chegar a áreas montanhosas remotas, sem acesso às redes de telefonia móvel ao longo da fronteira com o Paquistão, onde casas de tijolos de barro espalhadas pelas encostas desabaram no terremoto.
Tremores sentidos em outras regiões
Após o terremoto inicial, foram registradas duas réplicas de magnitude 5,2 e uma de 4,7.
Além de Kunar, houve vítimas também nas províncias de Nangarhar e Laghman . Os tremores foram sentidos em partes de Cabul e da província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwa .
*Reportagem em atualização.