Trump diz que pode encurtar prazo final para negociação de tarifas com outros países


Presidente norte-americano afirmou que os EUA podem fazer o que quiserem com a data e indicou que deve escrever uma carta em breve, informando os países de suas tarifas. O presidente dos EUA, Donald Trump
Ken Cedeno/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (27) que a data final para negociações das chamadas “tarifas recíprocas” ainda não está completamente definida e disse que gostaria de encurtar o prazo. (Entenda mais abaixo)
“A data não foi definida, podemos fazer o que quisermos. Podemos estender [o prazo], podemos encurtar. Eu gostaria de fazê-lo mais curto”, afirmou durante entrevista a jornalistas.
Em abril, pouco tempo após o anúncio do tarifaço, o republicano voltou atrás e anunciou a suspensão das taxas por 90 dias — prazo que deveria terminar em 9 de julho. Desde então, os Estados Unidos têm tentado firmar acordos com vários de seus parceiros comerciais, mas sem sucesso.
Até o momento, apenas dois acordos foram firmados: um com o Reino Unido e um com a China, que ainda precisa do aval de Trump e do presidente chinês, Xi Jinping.
Nesse último caso, a última atualização acontecer na quinta-feira (26), quando os EUA anunciaram que chegaram a um consenso com a China para acelerar o envio de terras raras produzidas no país asiático.
Ainda nesta sexta-feira, o republicano voltou a afirmar que planeja enviar informando aos países qual será a tarifa que eles precisarão pagar para fazer negócios com os Estados Unidos, reiterando que estava em negociação com diversos países, incluindo a Índia.
*Esta reportagem está em atualização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *