Uninorte recebe Elisa Brietzke para palestra sobre Psilocibina e anuncia novo curso de pós-graduação

Nesta quarta-feira, 28, o Centro Universitário Uninorte recebeu a MD, MSc, PhD Elisa Brietzke para uma palestra intitulada “Psilocibina para Depressão – Tratamento, Segurança e Perspectivas”. O evento, realizado no auditório do bloco E da instituição, atraiu centenas de acadêmicos e profissionais da saúde.

Brietzke iniciou a palestra discutindo o avanço dos estudos sobre a Psilocibina em países como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália. “A Austrália foi pioneira ao aprovar um psicodélico para o tratamento de transtorno de estresse pós-traumático, e agora um medicamento psicodélico para esse tratamento foi regulamentado e aprovado”, afirmou. Ela explicou que, assim que o Comitê de Ética da Uninorte aprovar o estudo, o que deve ocorrer em 30 a 60 dias, e após a autorização da Anvisa, os estudos começarão com 100 pessoas diagnosticadas com depressão no Acre. “Esperamos obter essas aprovações ainda este ano para começar os estudos com 100 participantes”, disse Brietzke.

A especialista ressaltou que o tratamento terá a duração de seis meses com uma dosagem de 25 mg e não apresentará riscos significativos à saúde. “Há um grande otimismo em relação a essa linha de pesquisa, pois, se os resultados forem positivos, pode representar uma transformação na área de saúde mental. No entanto, é essencial realizar os estudos de acordo com recomendações técnicas e éticas”, destacou.

O reitor do Centro Universitário Uninorte, Fábio Ricardo Leite, elogiou o estudo e a parceria com a instituição, ressaltando a importância da pesquisa para a saúde mental. “É um projeto significativo para o Brasil e para a América Latina. A Uninorte está orgulhosa de participar desse avanço e, se obtivermos sucesso, será um grande benefício para a população”, afirmou.

Leite também mencionou a criação de uma pós-graduação na área para treinar profissionais na aplicação do medicamento, uma vez que este seja aprovado. “Estamos planejando um curso para capacitar profissionais para a utilização deste medicamento quando ele for autorizado”, explicou.

O especialista César Câmara falou sobre o curso de pós-graduação que deverá ser oferecido pela Uninorte no próximo ano. “Será um curso sobre Psicoterapia Assistida por Psicodélicos, destinado a psicólogos, psiquiatras e outros profissionais da saúde para treiná-los na aplicação desse novo tipo de medicamento e no atendimento adequado aos pacientes”, disse Câmara. Ele acrescentou que o projeto envolve parcerias com instituições como a Universidade Federal de Campina Grande e outras entidades para recrutar e produzir o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), com um estudo previsto para durar até dois anos e meio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *