A vereadora de Porto Acre, Eliene Almeida de Amorim (PP), está afastada do cargo por motivos pessoais desde o final de fevereiro, mas, desde janeiro deste ano, tem sido apresentada como coordenadora-geral do Núcleo de Educação do município, mesmo sem uma portaria oficial de nomeação. Embora seu nome seja frequentemente vinculado ao setor, inclusive em publicações oficiais e em reuniões com autoridades como o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, os documentos emitidos pelo Núcleo são assinados por outra pessoa.
No perfil do Instagram da representação da Secretaria de Educação e Cultura (SEE) em Porto Acre, Eliene é destacada como coordenadora-geral, com fotos de reuniões e visitas a escolas. No entanto, os documentos oficiais são assinados por André Decesaris Dias de Oliveira, que foi nomeado para o cargo com a publicação da portaria no Diário Oficial do Estado em 3 de janeiro de 2025.
Eliene solicitou afastamento do cargo de vereadora por motivos pessoais em 19 de fevereiro, e a licença foi aprovada conforme o Regimento Interno da Câmara Municipal, com duração de até 120 dias. Com isso, a primeira suplente, Évila Coutinho (PP), assumiu o cargo na sessão ordinária de 6 de março.
A Câmara Municipal não divulgou o nome da vereadora afastada, apenas informou sobre a posse de Évila Coutinho, que ocupou a vaga deixada. Até o fechamento desta matéria, o contato com Eliene Almeida não obteve resposta.