Por Fabiano Azevedo – Site Amazônia Agora
A reportagem do Amazônia Agora acompanhou, nesta terça-feira (29), a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco, marcada por um início tenso e polêmico. Antes do início do grande expediente, os vereadores Joaquim Florêncio (PL) e Lucilene Vale (PP) solicitaram, por meio de questão de ordem, a retirada de suas assinaturas do requerimento apresentado pelo vereador Leônico Castro (PSDB), que propõe a extinção das viagens e diárias destinadas a vereadores para participação em cursos, palestras, workshops e eventos similares.
O requerimento, apresentado inicialmente na sessão da última quinta-feira (24), teve como signatários, naquele momento, os vereadores Lucilene Vale (PP), Aiache (PP), Bruno Moraes (PP) e Joaquim Florêncio (PL). Com a retirada dos nomes de Lucilene e Florêncio, permanecem apoiando formalmente a proposta apenas os vereadores Aiache (PP), Bruno Moraes (PP) e o próprio autor.
Na prática, a assinatura do requerimento é um indicativo de apoio à proposta e, portanto, de provável voto favorável à matéria. A iniciativa de Leônico Castro ganhou repercussão após ser apelidada nos bastidores políticos e nas redes sociais como uma tentativa de pôr fim à chamada “farra das diárias”.
Procurada pela reportagem, a vereadora Lucilene Vale limitou-se a informar que “não tinha disponibilidade no momento para tratar do assunto”. Já Joaquim Florêncio deixou o plenário logo após a solicitação da retirada de sua assinatura, sem conceder declarações.
A expectativa é de que o requerimento possa ser colocado em votação ainda nesta terça-feira (29). O tema deve acirrar os ânimos entre os parlamentares, já que envolve diretamente o uso de recursos públicos em atividades que, embora previstas em regulamento, têm sido alvo de críticas por parte da população e de setores da imprensa.
O Amazônia Agora segue acompanhando os desdobramentos dessa sessão e trará atualizações em tempo real.