Na noite do último sábado, 25 de maio, dois indígenas da etnia Shawandawa, conhecidos como Araras, Antônio Cazuza e Ronaldinho, foram gravemente feridos a facadas por outro indígena durante uma bebedeira na Aldeia Foz do Nilo, localizada no Rio Cruzeiro do Vale, em Porto Walter.
O autor do ataque, identificado como Neuto, foi agredido por parentes das vítimas após o ocorrido e também sofreu ferimentos. As duas vítimas foram rapidamente socorridas e levadas para a Unidade Mista de Saúde de Porto Walter, onde receberam atendimento médico inicial. Embora ferido, Neuto não foi transportado para a cidade.
Vídeos obtidos pelo ac24horas mostram a gravidade da situação. Em um dos vídeos, é possível ver um dos homens feridos logo após o ataque, enquanto mulheres gritam desesperadas. Em outra gravação, os dois indígenas aparecem ensanguentados na praia e sendo transportados em um barco por parentes até a Unidade Mista de Saúde do município.
Após o atendimento inicial, ambos os feridos foram estabilizados e estão sendo preparados para transferência, via Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para a cidade de Cruzeiro do Sul. A transferência será realizada por meio de avião, dado o estado crítico de saúde dos pacientes.
A comunidade indígena e as autoridades locais estão acompanhando o caso de perto. As circunstâncias que levaram ao ataque ainda estão sendo investigadas, e medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança na aldeia e evitar novos confrontos.
Para mais detalhes, confira o vídeo obtido pelo ac24horas: