Fortes chuvas devastaram Phoenix, no estado do Arizona, e causaram quedas de energia e atraso de voos
Uma enorme tempestade de poeira engoliu partes da área metropolitana da cidade de Phoenix, no estado americano do Arizona, na noite de segunda-feira (25), deixando a cidade com visibilidade quase zero.
Esse fenômeno, conhecido meteorologicamente como haboob (um tipo intenso de tempestade de areia levada por uma frente de ar) foi rapidamente seguido por fortes chuvas que devastaram a cidade, deixando para trás árvores caídas, danos causados pelo vento e cortes generalizados de energia.
No Aeroporto Phoenix Sky Harbor, uma ponte foi destruída por rajadas de vento de 112 km/h.
O Serviço Nacional de Meteorologia de Phoenix emitiu alertas de tempestade de poeira e chuva intensa enquanto o sistema avançava para o Condado de Maricopa, no centro-oeste do estado, na noite de segunda-feira (25). Os motoristas foram alertados sobre a visibilidade perigosamente baixa e pediu às pessoas que “afastassem-se para se manterem vivas”.
Após a passagem do mau tempo, mais de 60 mil clientes no Arizona ficaram sem energia, com a maioria das interrupções concentrada no Condado de Maricopa, segundo o PowerOutage.us.
Por cerca de uma hora, o Aeroporto Internacional Phoenix Sky Harbor teve uma parada, impedindo a decolagem ou o pouso de aeronaves, já que uma nuvem de poeira parecia prestes a engolir as instalações.
O aeroporto sofreu atrasos de até 30 minutos na noite de segunda-feira, enquanto as equipes avaliavam quaisquer danos ou vazamentos no telhado, disse o porta-voz do aeroporto, Gregory E. Roybal.
Na vila de Gilbert, no Arizona – cerca de 35 quilômetros a sudeste de Phoenix – há “semáforos apagados e árvores caídas em toda a cidade”, disse a polícia, pedindo aos moradores que evitem viajar devido às condições perigosas.
Parede de areia no Arizona
Tempestades de poeira não são novidade na temporada de monções do Arizona, mas esta teve um impacto extra. Chuvas atingiram a região seus ventos sopraram para fora, levantando solo do deserto e formando uma parede de poeira.
Essas paredes podem atingir milhares de metros de altura e se estender por quilômetros, cortando o horizonte em segundos, semelhante a uma nevasca no inverno.
Você pode ver a parede de poeira de um haboob vindo de longe, mas quando ela chega até você, é tarde demais para procurar abrigo – especialmente se você estiver ao volante de um veículo. É quase impossível enxergar mais do que alguns metros à sua frente na pior dessas tempestades, pois a poeira sufoca a luz.
O haboob em Phoenix ocorreu após uma tempestade de poeira no fim de semana em Nevada ter atingido o Burning Man, um encontro anual de artes em Black Rock City, a cerca de 193 quilômetros de Reno.
Quando os participantes começaram a chegar ao local remoto do deserto no sábado (23), fortes ventos de chuva levantaram uma nuvem de poeira, fechando estradas de acesso e fazendo com que os vendedores corressem para proteger suas barracas.
“Tivemos que remover nossa placa. Não esperávamos por isso”, falou o vendedor Mike Chuda à afiliada da CNN, KTVN. “O vento estava em um ângulo tão perfeito que estava dobrando nossa cabine para a frente. Então, foi bem intenso.”
O padrão das chuvas de monções do sudoeste ainda não acabou, assim como o alto nível de calor.
Phoenix recebeu pouco menos de 6 mm de chuva com essas tempestades na segunda-feira (25), e a área tem uma chance contínua de tempestades de terça a quarta-feira (27), antes que a ameaça diminua na segunda metade da semana.
O calor aumentará ao longo da semana, mas o ar seco limitará a possibilidade de tempestades no final da semana.