Em menos de um mês, o árbitro Fifa Wilton Pereira Sampaio apitou a Copa do Mundo de Clubes, a Série A do Brasileiro e… a final do campeonato amador da cidade de Várzea Paulista, no interior de São Paulo.
Horas depois de comandar a arbitragem de Flamengo x São Paulo, no duelo de sábado no Maracanã, o juiz pegou o avião para apitar a decisão do amador entre Boa Vista e Jamaica, na manhã seguinte. O Jamaica venceu por 1 a 0 e conquistou sua primeira taça na divisão especial de Várzea Paulista.
Após a partida, Wilton foi bastante procurado pelos torcedores para tirar fotos. O árbitro, porém, adotou um critério curioso: ele só posou para as câmeras ao lado de pessoas com camisas neutras ou com uniformes de times amadores.
O juiz não aceitou tirar fotos com quem vestia camisas de clubes profissionais, principalmente os de Série A do Brasileiro. Um torcedor mirim até conseguiu a foto vestindo a camisa do São Paulo, mas ele teve que cobrir o escudo com a própria mão. Wilton também presenteou um ex-secretário de esportes, que estava na cadeira de rodas, com seus cartões estilizados.

Wilton Pereira Sampaio posa para fotos com torcedores após final da várzea — Foto: Gustavo Netto/TV TEM
O árbitro deu uma curta entrevista ao repórter Gustavo Netto, da TV TEM, após a decisão. Ele descreveu a sensação de estar na várzea, dias após apitar jogos da Inter de Milão, do PSG, Real Madrid e do Inter Miami de Lionel Messi, na Copa de Clubes.
– O amador foi onde comecei. É uma forma de eu retribuir tudo aquilo que eu consegui no início da minha carreira e rever o pessoal do amador. Fico muito feliz com o apoio deles. Todo jogo tem sua importância: o amador, o profissional. Temos que fazer nosso melhor, porque os jogadores também estão fazendo seu melhor. Procuramos sempre fazer um trabalho digno, com justiça e muita responsabilidade para trazer um bom resultado. Futebol é o mesmo – falou.

Wilton Pereira Sampaio dá cartão amador na final da várzea no interior de SP — Foto: Nilson Cologni
Perguntado sobre a rotina de ter apitado a final da várzea menos de 20 horas depois do jogo entre Flamengo e São Paulo, Wilton Pereira disse que “descansou bem” entre as partidas.
– Descansei bem, o jogo foi à tarde, para estar aqui hoje. Agradeço o respeito de todos, da torcida e dos jogadores. Não muda nada. O que muda é a categoria, mas o futebol é o mesmo – finalizou o árbitro.
Fonte: Ge.globo.com