domingo, abril 28, 2024
Nacional

Incêndio em parque já destruiu área de quase 300 campos de futebol na Bahia

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um incêndio no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, no sul da Bahia, já destruiu uma área de 300 hectares (o equivalente a uma área de quase 300 campos de futebol), segundo estimativa do ICMBio. A aldeia indígena Boca da Mata, que fica dentro do parque, também teve vegetação atingida.

O incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal começou em 13 de novembro, segundo o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela área
Em 16 de novembro, o incêndio foi dado como controlado, mas foi constatado no dia seguinte que as chamas atingiram áreas de mata fechada, tornando mais difícil o combate ao incêndio.

As altas temperaturas e clima seco da região contribuem para o fogo se espalhar.

Queimadas chegaram a áreas do parque que abrangem os municípios de Porto Seguro e Itamaraju no fim de semana.

Mais de 170 pessoas estão trabalhando na linha de frente de combate ao incêndio, com a presença de brigadistas do ICMBio, Parque Nacional do Pau Brasil, Parque Nacional da Chapada Diamantina, além de Corpo de Bombeiros e brigada voluntária TI Barra Velha.

Nesta segunda-feira (20), iniciou-se o combate aéreo ao incêndio.

O parque tem área de 22.500 hectares e é considerado uma das grandes reservas de Mata Atlântica do país. A região foi um dos primeiros pontos avistados pelos portugueses ao chegarem ao Brasil.

A página do Instagram do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal publicou em suas redes sociais forma de ajudar no combate ao incêndio:

Doação de EPIs (equipamento de proteção individual) para a brigada voluntária, como coturnos, balaclava, luvas e gandolas;
Disponibilização de veículos para transporte dos voluntários e de suprimentos;
Doação e preparação de alimentos;
Doação de água para consumo;
Quem quiser oferecer ajuda, entrar em contato no número (83) 991227877.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *