domingo, maio 19, 2024
Destaques

Vem frio por aí: Davi Friale faz previsão de frente fria para 2 quinzena de Maio

O mês de maio chega com uma expectativa significativa para os habitantes do estado do Acre, conforme previsão do renomado pesquisador Davi Friale, conhecido por suas análises climáticas precisas. De acordo com os prognósticos divulgados em seu site, “O Tempo Aqui”, a primeira friagem de 2024 está prevista para ocorrer durante este período, trazendo consigo mudanças significativas no clima local.

Segundo Friale, a primeira onda de frio polar é esperada atingir o estado durante a segunda quinzena de maio, marcando o início do fenômeno característico do inverno na região sul e oeste da Amazônia ocidental. Esta incursão de ar frio pode estar acompanhada de chuvas, que por sua vez podem desencadear temporais.

“A primeira friagem, fenômeno característico do inverno no sul e no oeste da Amazônia ocidental, geralmente ocorre neste mês. As chuvas, neste período, podem vir com ventanias, durante a incursão de massas polares, e provocar temporais. A temperatura pode cair brusca e acentuadamente”, destaca a previsão.

O pesquisador ressalta que é esperada pelo menos uma onda de frio polar durante maio, caracterizando uma friagem de intensidade média ou fraca. Contudo, ele alerta que não se descarta a possibilidade de uma queda acentuada na temperatura, especialmente na segunda metade do mês.

“É esperada pelo menos uma onda de frio polar durante este mês de maio, caracterizando uma friagem típica de média ou fraca intensidade, mas não está descartada uma eventual forte queda da temperatura, principalmente na segunda quinzena do mês”, enfatiza Friale.

Além disso, o pesquisador chama a atenção para a redução das chuvas devido à incursão das massas de ar frio de origem polar, que tendem a deixar o tempo mais seco na região.

Diante dessas previsões, os moradores do Acre são alertados a se prepararem para as possíveis mudanças climáticas, adotando medidas adequadas para lidar com as variações de temperatura e o aumento da incidência de chuvas e temporais que podem acompanhar a chegada da friagem.

Com informações do site O Tempo Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *