sábado, maio 18, 2024
Destaques

Governador Gladson, Ministra Marina e BNDES unem forças em contrato de quase R$ 100 milhões contra o desmatamento

Fabiano Azevedo do Site Amazònia Agora

Na noite desta quinta-feira (11), em um importante passo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, o Governo do Acre, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram um contrato de colaboração não reembolsável no âmbito do Fundo Amazônia. Esta iniciativa faz parte do projeto “Rumo ao desmatamento ilegal zero no Estado do Acre” (Fundo Amazônia Fase II).

O contrato, celebrado entre as partes, destina um total de R$ 98 milhões do Fundo Amazônia para fortalecer a prevenção, o controle e o combate às práticas ilegais de desmatamento e queimadas no estado, além de promover iniciativas de ordenamento territorial, produção agrícola sustentável e planos de vigilância das terras indígenas do Acre.

A ministra Marina Silva destacou a importância deste acordo, ressaltando que ele marca a retomada dos esforços do Governo Federal no combate ao desmatamento e no ordenamento territorial após anos de estagnação. “Infelizmente, esses investimentos ficaram parados por 4 anos, mas agora, com o governo Lula, estamos trabalhando para retomar as políticas de prevenção e controle de desmatamento, que são a base do Fundo Amazônia, mas que estavam esquecidas”, afirmou a ministra.

O governador Gladson Cameli reiterou o compromisso da gestão em utilizar os recursos do contrato para benefício da população. “Essa agenda é muito positiva. Quero reiterar nosso compromisso de que vamos cumprir nossos deveres para que possamos, no futuro, formar outras parcerias. O Acre precisa do apoio do Governo Federal em todas as áreas, e somos gratos pelo apoio que estamos recebendo”, declarou o governador.

Teresa Campelo, representante do BNDES, ressaltou a longa parceria com o estado do Acre e a importância deste novo investimento. “Hoje, são 98 milhões numa ação maior que as outras recentes. Hoje a gente consegue dar um salto importante não só na quantidade de valores como na intensidade das ações. Estamos muito felizes em retomar essa relação com o Estado do Acre”, afirmou Teresa.

Esta parceria representa um marco significativo na luta contra o desmatamento e na promoção do desenvolvimento sustentável no Acre, demonstrando o compromisso conjunto das esferas federal e estadual, bem como do setor financeiro, em proteger a Amazônia e suas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *