terça-feira, abril 30, 2024
Política

Eleições 2024: conheça os pré-candidatos à prefeitura de Rio Branco

O primeiro turno da eleição para prefeituras está marcado para 6 de outubro de 2024, já o segundo turno, acontece no último domingo do mês, que será dia 27, caso necessário.

De 7 de março a 5 de abril, era possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queriam continuar no cargo ou pretendiam concorrer ao cargo de prefeito.

Dia 6 de abril era a data-limite para que partidos políticos e federações que irão participar das Eleições 2024 registrarem, no TSE, os respectivos estatutos.

A partir de 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.

De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato:

TIÃO BOCALOM (Partido Liberal)

 

Atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom — Foto: ASCOM PMRB

Atual prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom — Foto: ASCOM PMRB

  • Situação: Foi o primeiro prefeito do município de Acrelândia, no interior do Acre, entre 1993 à 1996. Em 2006, disputou as eleições para governador do estado do Acre pelo PSDB, ficando em 3º lugar. Nas eleições municipais de 2008, disputou o cargo de prefeito de Rio Branco, pelo PSDB, também alcançando o 3º lugar. Nas eleições de 2010, disputou novamente o cargo de governador do Acre pelo PSDB. Desta vez, foi derrotado pelo candidato Tião Viana (PT). Nas eleições municipais de 2012, foi candidato a prefeito da capital, Rio Branco, também pelo PSDB e conseguiu se classificar para o segundo turno contra o candidato petista Marcus Alexandre, porém não conseguiu derrotá-lo. Nas eleições de 2014, pela terceira vez seguida, Tião Bocalom foi candidato a governador, candidato pelo DEM, não conseguindo se classificar para o segundo turno. Nas eleições municipais de 2020, voltou a disputar o cargo de Prefeito de Rio Branco. Desta vez, filiado ao Partido Progressista, venceu a então prefeita Socorro Néri (PSB). Atual prefeito de Rio Branco, concorre a reeleição.
  • Lançamento: já foi oficializado como pré-candidato pelo partido em março de 2024.

 

EMERSON JARUDE (Novo)

 

Emerson Jarude é deputado estadual e é pré-candidato à Prefeitura de Rio Branco — Foto: Reprodução

Emerson Jarude é deputado estadual e é pré-candidato à Prefeitura de Rio Branco — Foto: Reprodução

  • Situação: Eleito vereador entre os anos de 2017 e 2020. Foi escolhido como líder do seu partido na Câmara para o biênio 2017/2018. Eleito deputado Estadual em 2022, concorre pela primeira vez à Prefeitura de Rio Branco.
  • Lançamento: a pré-candidatura foi lançada em 30 de agosto de 2023.

 

ALYSSON BESTENE (Partido Progressistas)

 

Secretário Alysson Bestene é pré-candidato pelo Partido Progressistas — Foto: FOTO: ASCOM/GOVERNO

Secretário Alysson Bestene é pré-candidato pelo Partido Progressistas — Foto: FOTO: ASCOM/GOVERNO

  • Situação: O atual secretário de Estado de Governo, já foi candidato a vice-prefeito de Rio Branco em 2012. Entre 2008 e 2012 foi vereador também na capital. Pela primeira vez se apresenta como pré-candidato à Prefeitura.
  • Lançamento: foi oficializado como pré-candidato pelo partido em outubro de 2023.

 

MARCUS ALEXANDRE (MDB)

 

Marcus Alexandre já foi prefeito de Rio Branco entre 2013 e 2018 — Foto: Foto: Ascom

Marcus Alexandre já foi prefeito de Rio Branco entre 2013 e 2018 — Foto: Foto: Ascom

  • Situação: Foi prefeito de Rio Branco entre 2013 e 2018 pelo Partido do Trabalhadores. Renunciou ao cargo de Prefeito em abril de 2018, para disputar as eleições em outubro do mesmo ano. Foi candidato a governador do Acre nas eleições 2018. Foi derrotado no primeiro turno pelo então senador Gladson Cameli (PP), atual governador do Acre.
  • Lançamento: a pré-candidatura foi lançada oficialmente no dia 31 de janeiro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *