terça-feira, abril 30, 2024
M de Mulher

O que acontece no seu corpo quando você toma colágeno todo dia

Conhecida como a proteína mais abundante do corpo, o colágeno é um dos suplementos queridinhos quando o objetivo é dar um up na beleza. Mas engana-se quem pensa que os benefícios se limitam à pele, já que ele está concentrado em outros locais, como ossos, ligamentos, tendões e cartilagens.

A proteína do colágeno é formada por três aminoácidos como a glicina, prolina e hidroxiprolina. Por sua vez, quanto mais colágeno temos armazenado no organismo, maior tende a ser a hidratação, a elasticidade, a firmeza e menos rugas e linhas de expressão teremos na pele. A partir dos 30 anos, o corpo diminui a produção dessa proteína e, aos 50, ele só é capaz de produzir 35% da necessidade básica.

Getty Imagesmulher se olhando no espelho
A partir dos 30 anos, o corpo diminuiu a produção de colágeno

No entanto, há quem imagine que a única forma de aumentar o colágeno seja por meio do consumo desse suplemento e não é bem assim.

Para garantir que o nosso corpo fabrique colágeno, é necessário manter a ingestão proteica em dia. É a partir dos aminoácidos – compostos que formam as proteínas – que o nosso organismo consegue produzir o colágeno. Por isso, de nada adianta suplementar colágeno se você não seguir uma dieta equilibrada, com boa ingestão de proteínas como carne, frango, ovos, grão-de-bico, feijões, além de alimentos ricos em vitamina C e zinco.

Para entender como a produção de colágeno ocorre, basta imaginar que cada célula do organismo seja uma estrutura comparada a uma pequena cidade. Nela, ocorre a produção de diversas substâncias, inclusive o ácido hialurônico e o colágeno. Para que essa fábrica funcione bem, ela precisa de substrato, logo, o corpo precisa estar bem nutrido.

Existem células especializadas em fabricar tipos diferentes de colágeno, já que existem 28 “categorias”. Por isso, quando ingerimos o suplemento, não significa que ele irá direto para a sua pele. Primeiro, ele é absorvido, vai para a corrente sanguínea e, por fim, alcança as células que poderão formar colágeno ou não, a depender da necessidade básica.

As evidências científicas sobre o uso desse suplemento também deixam a desejar, pois não são categóricas a ponto de garantir que o colágeno irá funcionar. Por isso, é necessário uma orientação profissional para avaliar a real necessidade da suplementação, que será sempre utilizada como uma opção complementar.

Em decorrência da queda da produção de colágeno ao longo dos anos, para pessoas maduras, a suplementação pode fazer mais sentido. Outra forma de garantir a produção de colágeno é mantendo uma boa ingestão de vitamina C, por meio de alimentos como as frutas cítricas, por exemplo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *