quarta-feira, maio 1, 2024
Geral

Casal aguarda solução para gêmeas siamesas no Acre

O casal de agricultores Alice Fernandes Brito Silva, de 18 anos, e Adriano Silva Fernandes, de 22 anos, recebeu uma notícia agridoce ao descobrir que estão esperando gêmeas siamesas. As crianças estão ligadas pelo tórax e compartilham um único coração, além de outros órgãos.

Residentes no município de Brasiléia, no seringal Santa Luzia, colocação Natal, o casal está enfrentando um desafio sem precedentes diante dessa condição rara. A gravidez surpreendeu Alice, especialmente quando o primeiro exame de ultrassonografia indicou apenas uma criança. Foi somente em um exame posterior que ela descobriu a verdade, mas o médico não explicou a condição das gêmeas.

Após ser encaminhada para Rio Branco, Alice foi hospitalizada na maternidade Bárbara Heliodora e submetida a novos exames, que confirmaram a condição das gêmeas. Ela aguarda a transferência para São Paulo por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas até o momento, não recebeu a chamada.

Com 31 semanas de gravidez, Alice enfrenta a ansiedade e a preocupação, pois sua situação é considerada urgente, mas ainda não foi chamada para a transferência. Os médicos alertaram que, devido aos riscos, viajar para fora do estado nesta fase da gestação é arriscado.

Enquanto aguarda, Alice continua fazendo consultas pré-natais na Policlínica. Os médicos informaram que, se não entrar em trabalho de parto até a 34ª semana, as gêmeas precisarão ser retiradas cirurgicamente.

A Secretaria de Saúde do Acre está trabalhando para encontrar uma vaga em uma unidade adequada para o caso de Alice, mas devido à complexidade do caso, ainda não foi possível alocá-la em um centro fora do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *