terça-feira, abril 30, 2024
Destaques

URGENTE: Forte Tremor de Terra em Tarauacá: População Vive Momentos de Apreensão

Fabiano Azevedo do Site Amazônia Agora

No início da noite deste sábado (20), um significativo tremor de terra abalou o município de Tarauacá, gerando apreensão entre os moradores. O abalo, registrado às 18 horas, alcançou a magnitude de 6.6 na escala Richter, conforme informações do monitor de terremotos Apollo 11, baseado em dados do Instituto de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS). Apesar da intensidade do tremor, não foram relatados problemas de desmoronamento na cidade.

Foto: [Inserir imagem representativa]

Este evento sismológico recente segue um histórico da região, que em junho de 2021 testemunhou o segundo maior terremoto já registrado na história brasileira, com magnitude de 6,5 na escala Richter, também detectado pelo USGS. Desde 1979, foram catalogados 157 tremores em um raio de 700 km ao redor do epicentro, onde ocorreu o deslocamento de placas que causou o tremor de hoje.

Reação da População e Monitoramento Sismológico:

O tremor causou preocupação entre os moradores de Tarauacá, que se recordam do evento marcante de 2021. Contudo, segundo informações do site AC24Hras, não houve relatos de desmoronamentos ou danos significativos na cidade. Autoridades locais estão monitorando a situação e avaliando possíveis impactos.

O monitor de terremotos Apollo 11, com base em dados do USGS, desempenha um papel crucial no acompanhamento da atividade sísmica na região. O registro preciso da magnitude e localização do tremor proporciona uma visão valiosa para compreender os fenômenos geológicos.

Histórico Sísmico na Região:

O episódio de hoje se junta a uma série de eventos sísmicos registrados em Tarauacá e arredores. A região experimentou o segundo maior terremoto da história brasileira em 2021, indicando uma atividade sísmica considerável. Com 157 tremores registrados desde 1979 em um raio de 700 km ao redor do epicentro, a área é alvo de estudos contínuos para compreender os padrões e as possíveis implicações para a segurança da população.

As autoridades locais e órgãos de pesquisa seguem atentos, reforçando a importância da preparação e do monitoramento contínuo diante de eventos sísmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *