terça-feira, maio 21, 2024
Destaques

Governador Gladson Cameli anuncia ação emergencial para enfrentar enchentes no Acre

Neste domingo, 25 de fevereiro, o governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou uma ação emergencial para lidar com as enchentes que estão impactando diversos municípios acreanos. Em uma iniciativa coordenada, o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ofereceram apoio ao governador para enfrentar a situação. Uma visita para avaliar a extensão dos danos e planejar ações futuras está sendo programada em breve.

Cameli ressaltou que toda a estrutura do governo do Estado está disponível para auxiliar as prefeituras de Tarauacá, Assis Brasil, Plácido de Castro e Jordão, que enfrentam momentos difíceis devido às enchentes.

A cidade de Jordão, particularmente afetada pela cheia do Rio Tarauacá, recebeu insumos essenciais no sábado, 24, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Com cerca de 40% da área urbana comprometida e o hospital local inundado, a população enfrenta uma situação crítica. O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal, visitou pessoalmente a cidade para coordenar a entrega de suprimentos, ressaltando a importância do apoio neste momento delicado.

Assis Brasil também decretou Situação de Emergência, enquanto a capital, Rio Branco, viu o Rio Acre ultrapassar a cota de transbordamento, atingindo 15,46 metros neste domingo. No sábado, o governador Cameli visitou pessoalmente os pontos de transbordamento em Rio Branco e nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, levando donativos e reforçando o compromisso do governo com a região.

A tendência, segundo institutos de acompanhamento ambiental, é de aumento das águas, o que pode agravar a situação nos municípios nos próximos dias.

“Estamos mobilizando todos os recursos do Estado para enfrentar essa situação crítica. Nossa prioridade é garantir o suporte necessário aos municípios afetados. Agradeço o apoio do governo federal e reforço nosso compromisso com a população acreana. Estamos unidos para superar essa adversidade juntos”, declarou o governador Cameli.

Diante do cenário desafiador, o governo do Acre busca apoio e recursos em Brasília para auxiliar as cidades atingidas pela cheia dos rios, demonstrando o empenho conjunto em mitigar os impactos das enchentes e proteger a população local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *