sábado, abril 27, 2024
Destaques

Feriadão: Veja o que abre e fecha neste período no Estado do Acre

A Semana Santa, uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, está se aproximando, marcando um período de reflexão e devoção para milhões de fiéis ao redor do mundo. No Brasil, o Governo do Acre anunciou medidas especiais para os dias santos, que incluem ponto facultativo e feriado nacional, afetando o funcionamento de diversos serviços públicos e privados. Vamos dar uma olhada no que abre e fecha durante esses dias no estado:

Celebração da Semana Santa:

A Semana Santa é uma tradição cristã que abrange desde o Domingo de Ramos, simbolizando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, até a ressurreição de Cristo, celebrada no Domingo de Páscoa. Este período é marcado por rituais religiosos, como procissões, missas especiais e momentos de reflexão sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Medidas Governamentais:

O Governo do Acre decretou ponto facultativo para a Quinta-feira Santa, dia 28 de março, e feriado nacional para a Sexta-feira Santa, dia 29 de março. Essas medidas visam permitir que os cidadãos possam participar das celebrações religiosas e aproveitar o período para descanso e reflexão.

Funcionamento dos Serviços:

  • Serviços Essenciais: Setores essenciais como saúde e segurança continuarão operando normalmente durante os feriados, garantindo o atendimento à população. Isso inclui hospitais, delegacias e outros serviços de emergência.
  • Órgãos do Governo: Em virtude do ponto facultativo e do feriado nacional, os órgãos públicos, como a Organização em Centros de Atendimento (OCA) de Rio Branco e o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC), não estarão funcionando na quinta e sexta-feira. O retorno às atividades está previsto para a segunda-feira subsequente.
  • Correios: As agências dos Correios não funcionarão na Sexta-feira Santa, dia 29 de março. Já no sábado, dia 30, o atendimento seguirá o horário normal. Na Quinta-feira Santa, dia 28, as agências funcionarão normalmente, exceto a agência localizada dentro da OCA, que permanecerá fechada nesse dia.
  • TJAC (Tribunal de Justiça do Acre): O Poder Judiciário do Acre estará operando em regime de plantão devido ao feriado da Semana Santa. Na quinta-feira, dia 28, é feriado regimental, e na sexta-feira, dia 29, é feriado nacional. O expediente será retomado na segunda-feira, dia 1º de abril.
  • Bancos: Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão, dia 29 de março, conforme orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os serviços bancários serão retomados normalmente no sábado seguinte e nos dias subsequentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *