A menopausa é comum entre as mulheres a partir dos 45 anos, momento em que o organismo passa por alterações que demandam atenção especial. A suplementação é uma importante aliada nesse processo.
Nesse sentido, a mestre em Ciência dos Alimentos Andrea Frias lista o “top 6” da suplementação na menopausa:
Whey protein
As proteínas são cruciais em todas as etapas da vida, mas ganham destaque após os 40 anos, visto que a perda de massa muscular pode chegar em até 8% por década. Além das proteínas da alimentação do dia a dia, suplementos proteicos como o whey protein podem complementar a alimentação.
Creatina
Estudos mostram que a creatina, quando associada à prática de exercícios de força, contribui para o aumento do desempenho físico, fortalecendo músculos e ossos, além de beneficiar a cognição.
Colágeno
Com uma queda significativa na produção a partir dos 50 anos, a suplementação de colágeno é essencial para a saúde da pele, ossos e articulações. Sendo uma das principais escolhas para mulheres nessa fase.
Vitamina D
Deficiências em vitamina D são comuns na menopausa e prejudicam a saúde óssea e imunológica.
Coenzima Q10
Importante para a energia e proteção antioxidante, a suplementação com coenzima Q10 pode aumentar a disposição. E, de acordo com estudos, aliviar os efeitos de medicamentos frequentemente usados nessa fase, como as estatinas, que são empregadas no controle do colesterol.
Ômega 3
Esse ácido graxo essencial cuida do coração e da mente, áreas sensíveis na menopausa.