Assumir os cabelos grisalhos virou símbolo de autenticidade e sofisticação, com figuras como Meryl Streep, Glória Pires e Maria Bethânia inspirando cada vez mais mulheres a abraçarem os fios naturais.
Corte ideal
Para o cabeleireiro e colorista Adan Henrique, não existe mais um padrão ou modelo a ser seguido de corte de cabelo para grisalhas.
”É difícil generalizar. Não é, somente, o tipo de corte que vai valorizar os fios brancos”, diz o especialista.
Porém, Adan Henrique reforça que muitas mulheres preferem cortes mais curtos para manter os fios mais cheios e elegantes.
E para dar aquela sensação de rejuvenescimento, o cabeleireiro reforça que o modelo curto, com topetes, tende a alongar o rosto, o que ajuda a reduzir os sinais do envelhecimento.
“Atualmente, com os procedimentos estéticos disponíveis, isso não é mais uma regra. O corte é muito mais sobre a pessoa, o momento que ela está vivendo e o que ela quer enxergar no espelho”, afirma o especialista.
Quando o cabelo começa a ficar branco?
Por fim, de acordo com Fernanda Nichelle, existem pessoas que apresentam fios brancos antes dos 35 anos.
Porém, a grande maioria começa a ter o cabelo branco depois dos 35 anos.
“Os fios começam a ficar brancos porque há uma interrupção na produção de melanina, o que dá a cor ao fio e está presente junto ao bulbo capilar. Então, o melanócito, a célula responsável pela produção de melanina, pode diminuir a produção ou ter essa produção interrompida, resultando na falta da substância que dá cor ao fio de cabelo”, diz Fernanda.