Para pessoas cegas ou com baixa visão, o ato de se maquiar pode ser bem desafiador e muitas vezes requer a presença de uma segunda pessoa. Foi pensando neste público que a Estée Lauder Companies criou um aplicativo ativado por voz para conferir todos os detalhes da maquiagem de quem não consegue enxergá-la.
O Voice-enabled Makeup Assistant (VMA), assistente de maquiagem ativado por voz, em tradução para o português, foi lançado em janeiro de 2023 após anos de pesquisas, entrevistas e testes. “Identificamos que havia uma enorme lacuna de acessibilidade na indústria da beleza para pessoas com deficiência, especificamente para indivíduos com baixa visão e cegos”, afirma Lamia Drew, diretora global de tecnologia inclusiva da Estée Lauder Companies, à Cosmopolitan.
De acordo com a executiva, durante o processo de desenvolvimento do aplicativo eles descobriram que a comunidade precisava enviar selfies durante a aplicação da maquiagem para que alguém confiável lhes desse um feedback honesto.
O VMA usa inteligência artificial e realidade aumentada para analisar a maquiagem do usuário por meio de comandos de voz e possui quase três mil downloads nos Estados Unidos e no Reino Unido. Por enquanto, a tecnologia ainda não está disponível no Brasil.