Veja como cuidar de peças de couro para garantir a durabilidade

Cobiçadas por uns, criticadas por outros, as peças de couro fazem parte do vestuário há séculos. Apesar de o uso da pele de animais ser condenado por ativistas ambientais, os itens ainda são comuns na moda. Estão presentes em sapatos, bolsas, calças, carteiras, entre outros itens. Por isso, a coluna ouviu uma especialista que deu dicas de como aumentar a vida útil dos produtos.

Vem conferir!

Yagi Studio/Getty ImagesNa imagem com cor, pessoa posa com peças de couro - Metrópoles
Peças de couro são comuns na moda

 

Peças de couro

Versátil e fashion, o couro é um dos materiais mais cobiçados da indústria da moda. Em território nacional, o principal fornecedor da matéria-prima é o boi. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, há mais de 244 milhões de cabeças de gado no Brasil.

Com uma alta demanda, o animal passou a ser usado em outros segmentos da economia. Assim, o Brasil se tornou um dos maiores produtores mundiais de couro  estima-se que, atualmente, 80% da produção seja exportada.

Antes de ser transformada em itens como bolsas e casacos, as peças de couro passam por um processo químico, intitulado curtida. O procedimento consiste em uma operação para que o material não apodreça após o abate do bicho. Além dos bois, porcos, cabras e ovelhas estão entre os animais mais presentes na confecção de couro em terras brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *