Universo BDSM: confira os principais termos para iniciantes no fetiche

Que o BDSM é extenso, nós já sabemos. Agora você sabe o que cada letra significa? Além disso, sabe o significado de termos como safeword? Ou cena?

Em 24 de julho, dia em que se celebra o Dia Mundial do BDSM, a coluna Pouca Vergonha separou alguns termos do universo fetichista para introduzir o assunto ou desmistificar o tema.

BDSM

Bondage, Disciplina, Dominação, Submissão, Sadismo e Masoquismo.

Bondage

Qualquer prática ou ato de restringir fisicamente os movimentos, partes do corpo e/ou sentidos.

Cena

Refere-se a uma interação BDSM. Pode ocorrer na frente de outras pessoas, como em festas e clubes noturnos. A palavra indica que há um elemento performático nos encontros BDSM, no qual os envolvidos assumem papéis de forma voluntária, em uma espécie de interação ou jogo erótico.

Dom e domme

Formas de se referir a um dominador e a uma dominadora, respectivamente. O dom e a domme assumem o controle do submisso em uma cena, atividade ou relação, claro, sempre de forma consentida.

SSC

São, seguro e consensual. Essa sigla é uma espécie de mantra repetido por todos os praticantes conscientes do BDSM. Significa que nenhuma prática ou relação deve ocorrer sem levar em conta a saúde, a segurança e o consentimento dos envolvidos.

Switcher

Do inglês, significa aquele que troca. Trata-se da pessoa que gosta tanto de exercer o papel de dominador quanto o de submisso.

Baunilha

Talvez a mais tradicional e conhecida, baunilha indica pessoas que não praticam BDSM, fazendo referência a um sabor mais ‘neutro’, não muito impactante. Pode ser usada também para praticantes BDSM ao se referirem à sua vida tradicional, fora do circuito BDSM, a “vida baunilha”.

Blindfold

Essa é uma das brincadeiras mais tradicionais do BDSM: o ato de bloquear a visão do submisso, aumentando a vulnerabilidade e também o potencial dos seus outros sentidos.

Safeword

Os praticantes usam muito o termo em inglês, mas também podem usar expressões em português, como senha ou palavra de segurança. É um termo combinado entre os parceiros para que o submisso use quando quiser interromper qualquer prática. Uma vez dita, quem está dominando deve parar o que está fazendo imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *