Na tentativa de alcançar um cabelo liso “perfeito”, muitas mulheres se submetem a diversos procedimentos de beleza, como as progressivas, o uso demasiado de chapinhas e secadores, além de certos produtos vendidos em lojas especializadas que prometem o resultado tão almejado.
Porém, no que se refere às progressivas, é preciso se manter em alerta. Isso porque elas são compostas por substâncias químicas muito fortes que, ao longo do tempo, danificam os fios, os deixando ressecados e até mesmo quebradiços.
Isso sem mencionar que o uso excessivo do calor causado por chapinhas e secadores também é bem prejudicial. Até mesmo com o uso de um bom protetor térmico, esse tipo de ferramenta pode causar a queda e deixar o seu cabelo poroso e sem brilho.
Pensando nisso, separamos uma receita que fará você ficar bem longe das progressivas com formol e mesmo assim te ajudar a alcançar um liso da raiz às pontas.
A receita tem como base um único ingrediente, extremamente conhecido e até milenar, presente na maioria dos lares: o azeite
Óleo poderoso
Como até já mencionamos algumas vezes, o azeite de oliva extra virgem é capaz de proporcionar multi-benefícios à saúde no geral (o que inclui os fios do nosso cabelo). Graças às suas propriedades saudáveis presentes em sua composição, desde a antiguidade, ele também é usado como cosmético natural. P
Inclusive nas civilizações antigas mediterrâneas se fazia uso do azeite de oliva, não somente como alimento, mas como medicamento e na hora de se embelezar.
De acordo com o portal Empório do Azeite, no Antigo Egito, por exemplo, ele era usado como uma loção anti-rugas e como um hidratante para embelezar os cabelos.
O simples fato de incluir o azeite de oliva em sua dieta diária já ajuda a deixar o seu cabelo mais saudável e bonito, pois ele faz uma transformação no seu organismo de dentro para fora.
Ele também atua como um hidratante natural para os cabelos danificados ou quebradiços, fornecendo nutrientes necessários, combatendo o ressecamento e a falta de brilho. Seus principais benefícios são:
1. Cabelo mais forte e menos quebradiço, graças à vitamina E presente no azeite de oliva;
2. Estimula o crescimento do cabelo com suas propriedades regenerativas;
3. Previne a queda de cabelo ajudando a fortalecer o folículo capilar;
4. Ajuda no tratamento de qualquer patologia do couro cabeludo caracterizada por irritação epidérmica, coceira ou presença de crostas e feridas, devido ao seu efeito emoliente e suavizante;
5. Repara pontas secas e espigadas, deixando-as saudáveis e brilhantes;
6. Hidrata os cabelos, devolvendo a umidade e o brilho natural que os mesmos perderam por fatores externos (sol, cloro, secador, ferro, frio).
Pensando nisso e inspirados em informações do Social 1, separamos uma receita com a base de azeite que fará você obter um liso perfeito e se livrar de vez dos perigos da progressiva com formol.
MAS ATENÇÃO! Conforme já orientado pela nossa profissional de Beleza, Giovana Misson, antes de fazer qualquer procedimento caseiro, a recomendação é que VOCÊ SEMPRE faça um teste antes para ver se terá alguma reação alérgica e, em casos mais críticos, é necessário a busca por um profissional da saúde.