A nutricionista Dani Borges ressalta que as principais proteínas para uma cútis saudável são colágeno e elastina. Segundo ela, o colágeno é a proteína mais abundante na pele, responsável por sua firmeza e sustentação, e a elastina promove a elasticidade.
“Proteínas também estão envolvidas na formação da barreira protetora da pele e são fundamentais para uma cicatrização eficiente, ajudando na síntese de enzimas, fatores de crescimento e novas fibras de colágeno”, diz Dani Borges.
Sinais de deficiência de proteína
A deficiência proteica pode apresentar diversos sinais, como ressecamento da pele, perda de elasticidade, piora na cicatrização, bem como maior tendência a irritações e inflamações cutâneas. “Esses sinais indicam que o corpo não está conseguindo regenerar bem os tecidos, pois a proteína é algo essencial para a saúde da pele”, destaca Camilee Tostes.
Para evitar esses sintomas, Dani Borges recomenda incluir na dieta proteínas de alta qualidade biológica, ou seja, com todos os aminoácidos essenciais. Entre as opções indicadas por ela, constam frango, ovo, leguminosas e tofu.
Além disso, a dermatologista Camilee aconselha associar a boa alimentação a tratamentos dermatológicos que estimulem a produção de colágeno, como bioestimuladores, lasers e ultrassom microfocado.