Mesmo com um match promissor, sair em um encontro envolve muitos fatores estressantes: A conversa fluirá sem problemas, ou haverá silêncios constrangedores? Você conseguirá se manter calmo e tranquilo, ou derramará sua bebida? Podemos encerrar a noite com um abraço, ou as expectativas do outro serão diferentes?
Para algumas pessoas, o medo do desconhecido pode contribuir significativamente com a ansiedade pré-encontro, segundo o psicólogo Nazanin Moali.
Se você já tem ansiedade, fazer essas novas conexões pode ser difícil. Não há certeza alguma em se preparar para as infinitas possibilidades que podem surgir nos encontros, mas tem algumas técnicas que você pode incluir para aumentar a sensação de previsibilidade e controle.
Aqui estão algumas dicas de especialistas para aproveitar os encontros com menos ansiedade.
Tenha um processo de verificação
Procure “gastar” um pouco do seu tempo para conhecer melhor a pessoa que está interessada. Por exemplo, faça uma videochamada, assim você pode observar como é o comportamento da sua conexão e a fluidez da conversa. Isso pode aliviar um pouco da incerteza do primeiro encontro e, talvez, você até sinta que aquela pessoa não é mais uma estranha.
Falar sobre o seu nervosismo antes do encontro também pode ser interessante. Em diversos casos é possível que a pessoa do outro lado esteja com os mesmos receios. A partir dessa conversa, há o potencial de criar um espaço seguro e confortável para os dois.