O verão começa apenas no dia 22 de dezembro, mas as altas temperaturas já têm feito os brasileiros adiantarem alguns cuidados. E, quando o assunto é a saúde da pele e do cabelo, essa atenção também precisa ser redobrada nessa época.
Raios solares e a saúde do cabelo
Assim como acontece na exposição solar da pele desprotegida, os raios UVA e UVB também danificam o couro cabelo e os fios de diferentes maneiras. A médica explica que esse calor intenso pode causar desde uma descamação leve – aparentando uma dermatite seborreica – até um câncer de pele.
“Nos fios, é muito comum o calor provocar a perda excessiva de água e ele pode se tornar mais quebradiço e sofrer alteração de cor, principalmente os cabelos que têm alguma coloração ou descoloração.”

Especialista recomenda tomar uma ducha ou lavar o cabelo com água mineral antes de entrar na piscina ou mar — Foto: Unsplash
No caso de pessoas calvas, a especialista afirma que essa incidência solar tem um peso ainda maior. Para quem não é adepto do filtro solar ou para quem passa qualquer protetor, aqui vai um alerta:
“Para os carecas, eu falo que qualquer filtro solar é bem-vindo. Só que a gente não pode esquecer que eles ainda têm glândulas sebáceas no couro cabeludo. Então, o ideal é que se for usar um filtro de rosto ou de corpo, que seja um filtro físico e sem óleo, ou seja, à base de água.”
Passioni detalha que, nesse caso, a preferência é pelo filtro físico, “que não reage com as células do corpo e só faz uma capa protetora”. Diferente do filtro químico, suas partículas formam uma camada esbranquiçada e não absorvem os raios UV.
Como cuidar do couro cabeludo

A bruma, água micelar e protetor solar estão entre os itens capilares básicos para enfrentar o verão — Foto: Freepik
Além das dicas mencionadas acima, a dermatologista lista algumas recomendações para evitar consequências graves durante a estação mais quente do ano.
- Itens básicos para levar na bolsa: bruma capilar, água micelar capilar, protetor solar, séruns ou leave-in e chapéu ou boné. A médica destaca, no entanto, que usar o acessório com o cabelo molhado por muito tempo pode contribuir para a proliferação de fungos e, assim, gerar descamação.
- Vai tomar um banho de mar ou piscina? Então, antes, tome uma ducha com água corrente ou água mineral. Isso vai ajudar a blindar os fios para que retenham menos água salgada ou com cloro, evitando que o cabelo fique ressecado:
“O fio tem uma quantidade máxima de água que ele consegue absorver. Então, é melhor que absorva água mineral, muito mais saudável para os cabelos. Também seria interessante passar um óleo, pode ser de coco, para fazer uma blindagem e uma proteção maior contra a penetração de ativos que podem alterar a cor dos fios.” - “Época de calor é época de reparação”, afirma a médica. Portanto, o uso do condicionador é indispensável para evitar a perda de substâncias boas dos fios, principalmente para quem tem cabelo comprido:
“O shampoo é um detergente, ele vai limpar o cabelo, mas não vai tratar. O que vai tratar e devolver esse pH dos fios é o condicionamento. Além do condicionador diário, vale abusar de máscaras reparadoras, reconstrutoras, fazer um blend de óleos reparadores até para dormir.” - Priorize o protetor solar: é sempre importante lembrar que essa regra vale tanto para quem mora ou não em regiões litorâneas e que o produto mantém tanto a saúde dos fios, como a do couro cabeludo. Além disso, o protetor é um grande aliado no controle de frizz.
“A praia tem muita umidade dessa água salgada também, então é preciso fazer um grande controle de frizz com máscaras reparadoras e blend de óleos essenciais como os séruns.”