Tendência western volta a dominar as passarelas do Paris Fashion Week

Nem só de botas e chapéus viviam os caubóis do Velho Oeste. Nos últimos anos, a tendência western, pautada por esse universo, tem sido resgatada por diversas grifes. Na edição mais recente do Paris Fashion Week, marcas como Chloé, Schiaparelli e Dior deixaram espaço para o “estilo de rodeio” na moda.

Vem conferir!

Peter White/Getty ImagesA imagem mostra uma modelo desfilando com um casaco sobretudo marrom
western da Chloé trouxe acessórios diferentes

Western resgata novos elementos da moda “caubói” no Paris Fashion Week

Três desfiles do Paris Fashion Week, realizados entre os dias 5 e 11 de março de 2025, trabalharam elementos peculiares, mas que guardam a mesma essência. A tendência que remonta ao estilo de roupas predominantes no Velho Oeste já foi pauta em desfiles de outras edições das semanas de moda. Desta vez, ideias diferentes foram trabalhadas pela ChloéDior e Schiaparelli.

Na passarela da Chloé, a resistência e empoderamento feminino ditaram o tema da coleção ready-to-wear outono 2025. Camisetas combinadas com boleros e acessórios marcantes, como rabos de animais, foram usados para criar um contraste entre a delicadeza e a força feminina, destacando a dualidade que existe em cada uma delas.

Os vestidos feitos em renda transpassada com babados remetem às roupas usadas pelas mulheres submetidas aos bordéis da época, figuras que, além de sua beleza, representavam resistência e independência. Essa fusão de elementos históricos e selvagens promove uma retomada do espírito indomável dessas mulheres, adaptando a moda para formar uma poderosa narrativa de identidade e empoderamento.

A imagem mostra uma modelo usando um vestido de renda branca com um acessório peludo no pescoço
Chloé criou uma imagem da mulher no Velho Oeste

 

Peter White/Getty ImagesA imagem mostra uma bolsa marorm com um "rabo" animal
As bolsas surgira com acessórios com pelos

Para o desfile da Dior, criou-se uma imagem da mulher aventureira, distante da sobriedade vista em marcas como Tom Ford, Courrèges e Balmain. Aqui, a estética é mais crua e instintiva, refletindo uma personalidade livre e destemida.

Também presente na Chloé, a renda retorna acompanhada de bordados, como se a mulher montasse seu visual a partir de retalhos encontrados pelo caminho. Essa abordagem transmite liberdade, reforçando a ideia de que a moda western também era um reflexo da adaptação aos padrões daquela sociedade.

Estrop/Getty ImagesA imagem mostra uma mulher desfilando na passarela usando um vestido de renda branca
A renda se repetiu no desfile

 

A imagem mostra uma mulher desfilando na passarela com roupas pretas
Dior também trouxe franjas para sua apresentação

Apresentando uma coleção mais “dark“, a Schiaparelli também adotou ao western para uniformizar a estética em seus visuais. O couro foi o principal elemento a tomar frente na passarela, sendo replicado em calças, botas, casacos sobretudo e corsets ao longo do desfile.

Nos acessórios, os cintos, em alta neste momento, foram destaque. A ideia de incrementar o look com modelos de fivela grande e, por vezes, mais de um cinto sobrepostos foi aproveitada pela grife, explorando também a temática de rodeio.

Schiaparelli/DivulgaçãoA imagem mostra uma mulher posando com três cintos sobrepostos
Cintos de fivela grande são tendência para 2025]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *