Frequentar saunas é muito mais que uma forma de relaxamento: os benefícios também estão ligados à saúde em geral. Um estudo publicado no fim do ano passado no International Journal of Circumpolar Health mostrou que os participantes que tomavam banho de sauna regularmente relataram menos dor, níveis mais baixos de ansiedade, níveis mais altos de energia e felicidade, melhor sono e menos diagnósticos de pressão alta.
Entenda
Pesquisadores da Suécia entrevistaram 971 pessoas entre 25 e 74 anos sobre seus hábitos de sauna;
66% delas afirmaram que a prática levou a uma melhora na saúde em geral e mental;
Esses benefícios foram observados em pessoas que frequentavam a sauna apenas de uma a quatro vezes por mês;
Ainda, um pouco mais de 40% dos participantes que usaram sauna relataram sentir alguma ansiedade ou depressão leve, em comparação com quase 47% dos que não usaram.
Contudo, mais pesquisas precisam ser feitas, já que o estudo se baseou na memória dos indivíduos. Outra limitação se deve à falta de provas de que a sauna é realmente a causa desses benefícios, e não fatores externos, como estilo de vida e classe social.
Já a equipe do mais recente estudo na Suécia acredita que a exposição ao calor, principal característica das saunas, pode estar por trás dos efeitos positivos para o organismo.
Frequentar saunas é muito mais que uma forma de relaxamento
Nas análises, foram encontradas elevações na temperatura do corpo e na frequência cardíaca comparáveis entre as duas atividades. Também foram descritos benefícios na circulação sanguínea.
Em outros estudos precedentes, a prática já foi ligada à diminuição do risco de demência e Alzheimer. Também há indicação que o hábito possa reduzir os níveis de glicose no sangue em jejum.
Autora do estudo, Åsa Engström considera que o aspecto social também interfere nos efeitos, pois a maioria dos frequentadores no estudo relatou fazer sauna com outras pessoas, o que significa “mais tempo com os amigos”.