terça-feira, abril 30, 2024
M de Mulher

A importância da alimentação nas diferentes fases de vida da mulher

De acordo com a nutricionista Tatiane do Nascimento, que atende na Segmedic, maior rede de clínicas ambulatoriais da Baixada Fluminense (RJ), a alimentação é primordial para um bom funcionamento do organismo. Em mulheres em idade reprodutiva, por exemplo, nutrientes como ácido fólico, ferro, cálcio, vitamina D e ômega-3 são essenciais.

“O ácido fólico é crucial para prevenir defeitos do tubo neural em bebês, enquanto o ferro ajuda a prevenir a anemia. Cálcio e vitamina D são importantes para a saúde óssea, e os ácidos graxos ômega-3 apoiam o desenvolvimento cerebral e visual do feto”, explica Tatiane.

Já na fase da adolescência, o corpo passa por significativas mudanças físicas e hormonais. A especialista explica que uma nutrição adequada é crucial para apoiar o crescimento ósseo, o desenvolvimento muscular e a regulação hormonal. “Portanto, deve-se priorizar uma dieta rica em cálcio, ferro, proteínas de alta qualidade e ácidos graxos essenciais, que podem ajudar a estabelecer a base para um estilo de vida saudável a longo prazo”, comenta Tatiane.

No período de TPM (Tensão pré-menstrual) das mulheres, a alimentação também pode influenciar os sintomas. De acordo com Tatiane, é recomendável reduzir a ingestão de sal para diminuir o inchaço, aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio – como folhas verdes e nozes – para melhorar o humor e as cãibras, e manter um consumo equilibrado de carboidratos complexos para regular os níveis de açúcar no sangue.

Quando o assunto é gravidez e amamentação, o cenário já muda. “Mulheres grávidas e lactantes necessitam de mais calorias, proteínas, ácido fólico, cálcio e ferro. Recomendo aumentar a ingestão de frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios para atender às necessidades nutricionais aumentadas”, afirma Tatiane.

Durante o período da menopausa, diversas mudanças ocorrem no corpo das mulheres. “As mudanças metabólicas podem levar ao ganho de peso e ao aumento do risco de doenças crônicas. É importante o acompanhamento com nutricionista para elaborar um plano alimentar personalizado que inclui alimentos ricos em fitoestrógenos, equilibra os macronutrientes e promove uma alimentação rica em nutrientes para gerenciar o peso e apoiar a saúde geral”, esclarece.

Por fim, a nutricionista ressalta como a hidratação é essencial em todas as fases da vida, independentemente da idade. “A hidratação promove a função celular adequada, melhorando a energia e a cognição e auxiliando na regulação da temperatura corporal. As necessidades podem variar com a idade, nível de atividade e condições de saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *