terça-feira, abril 30, 2024
M de Mulher

Falta de lubrificação pós-parto: sexóloga dá dicas para saúde íntima

A maternidade muda características hormonais e físicas nas mulheres, principalmnete o ressecamento vaginal durante as relações sexuais. É muito comum que as mulheres sintam desconforto no sexo, por conta da falta de lubrificação das regiões íntimas e a perda da libido.

Mas afinal, o que causa a falta de lubrificação? Para isso, conversamos com a sexóloga e SEO da Sophie Sensual Feelings, Chris Marcello, que explicou como melhorar a lubrificação e a libido durante as relações sexuais pós parto.

“A origem da falta de lubrificação é a queda de estrogênio, responsável por nossa lubrificação natural, e isto se estende para o período de amamentação em que os níveis de estrogênio também são baixos. Existem estudos que mostram que mulheres que tomam pílula e já sentem este sintoma, durante este período, podem ter o sintoma agravado”, explica a especialista.

De acordo com Chris, ser mãe é uma tarefa árdua e que muitas mulheres sofrem com autoestima, inclusive na rotina sexual. Para isso, ela aponta que cuidar da saúde mental e do bem-estarsão os principais fatores que ajudam a melhorar a lubrificação.

“Uma mulher que dorme mal, não tem uma parceria presente, nem uma rede de apoio; tem que lidar com um novo corpo, às vezes cicatrizes que, muitas vezes, afetam sua autoestima. Está no papel de mãe, prioritariamente. Esta mulher dificilmente terá cabeça para investidas sexuais. Nisso,  deve-se respeitar, sem pressionar, para garantir confiança. Essa pressão pode vir da própria mulher também, por isto reforço, deem tempo para o novo. Terá o tempo certo para reconectar com sua intimidade, seu corpo e sua parceria”, aponta.

Além do cuidado com saúde, Chris cita o acolhimento do parceiro com as mulheres e um lubrificante para facilitar na hora das relações sexuais. “Eu acredito que não existe nada mais sexy do que neste momento ter o cuidado da sua parceria. Este cuidado não é só acolhedor, mas valida o seu processo. A mulher estando psicologicamente bem, ela terá segurança para esta retomada. Um bom lubrificante é condição ótima neste momento, porque ajudará a mulher a relaxar e estando mais relaxada, ela mesma produzirá sua lubrificação natural”.

O cuidado com as práticas sexuais no pós parto é muito importante para que haja comforto e segurança entre os parceiros. A sexóloga indica a masturbação e massagens eróticas para ajudar na conexão com corpo para estimular a lubrificação.

“Vamos pensar que sexo não é só penetração (é importante inclusive, que se respeite o tempo médico de 40 dias para sexo com penetração, evitando qualquer tipo de infecção), por isto investir em carícias, beijos, abraços, além de criar uma conexão de carinho, ajuda na entrega e confiança. A massagem é uma excelente forma de entrar no universo erótico, pois além do relaxamento, a exploração do corpo, de zonas erógenas ajudarão na lubrificação natural”, explica.

“Como tudo está diferente, a jornada de prazer também precisa ser redescoberta. Às vezes a leitura de um conto erótico, uma brincadeira com um sex toy pelo corpo, podem ajudar o casal a acessar o território erótico. Costumo dizer que neste caso, o diálogo sempre será o melhor lubrificante, para que o casal alinhe as expectativas. E para isto, a mulher também tem que se perceber. Ela é quem irá dar o ritmo nesta retomada. A masturbação é uma ferramenta de redescoberta, resgate do feminino e do prazer. Uma vez que a mulher se conhece e está segura com ela, com certeza ela ajudará na condução da parceria ao seu prazer”.

Segundo Chris, a libido é nossa pulsão para a vida, o que nos motiva a levantar todos os dias que não está somente ligada ao sexo. No pós-parto, com tantas mudanças, físicas, psíquicas, comportamentais, a saúde mental deve ser o termômetro da libido. Para ela, se a cabeça estiver bem, a relação com o corpo, a intimidade do casal, o resgate do feminino, acontecerão naturalmente e para isso, listou algumas dicas.

Publicidade

“Respeite seu tempo, sua vulnerabilidade. Se acolha. Retome sua rotina de autocuidado.Tire um tempinho para relaxar, cuidar do espiritual (medite, ore, agradeça), escutar música que levante o astral, ler um bom livro. Volte, aos poucos, com exercícios físicos. Procure ter uma rede de apoio. Se não der conta, peça ajuda. Não é vergonha. E na hora do sexo, sem bebê no quarto. Este momento é de vocês!”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *