Golpes no Carnaval: saiba como proteger seu celular e cartão
3 mins read

Golpes no Carnaval: saiba como proteger seu celular e cartão

O Carnaval é sempre repleto de alegria, fantasias, música, dança e, infelizmente, golpes. Durante a folia, muitos criminosos se aproveitam da multidão e até do estado mais embriagado de algumas pessoas para enganar os distraídos. Esses golpes no Carnaval visam, principalmente, os celulares e cartões das vítimas.

No caso dos smartphones, é comum que os ladrões roubem para conseguir acesso aos aplicativos de banco. Assim, a vítima não apenas perde o celular, mas ainda pode ter uma perda de dinheiro, ainda mais se o celular estava desbloqueado no momento do furto.

Saber medidas para se proteger desses golpes no Carnaval e garantir que a folia não se torne um pesadelo é essencial.

Não deixe o seu celular vulnerável

Como o estrago vai ser pior ainda se roubarem o seu smartphone enquanto ele estiver desbloqueado, lembre-se de ativar o bloqueio da tela de início do celular e evite andar por aí com ele na mão no meio do bloquinho.

Cuidado com o aplicativo do banco

Se o seu aparelho acabar sendo furtado de qualquer forma, o bandido pode conseguir acesso ao seu aplicativo do banco e, portanto, à sua conta. Para que isso não ocorra, tome medidas de segurança, como:

  • Ajuste os limites máximos das transações por celular no aplicativo;
  • Nunca anote sua senha de acesso ao banco no celular, seja em uma mensagem de WhatsApp ou no bloco de notas, por exemplo, e não marque “lembrar/salvar senha” no aplicativo.
    • Nunca utilize o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites
    • Em caso de roubo, notifique o seu banco e a operadora de telefonia e faça um boletim de ocorrência
    • Ative a autenticação em dois fatores no aplicativo do banco
    • Confira o seu extrato bancário para ter certeza de que não foi feita nenhuma movimentação suspeita

    Mantenha seu cartão seguro e sempre com você

    Da mesma forma que você não deve deixar o seu celular em locais nos quais ele possa ser facilmente roubado, o seu cartão também deve ficar protegido. Guarde-o bem, porém sem deixá-lo solto em bolsos ou bolsas, uma vez que isso faz o golpe do pagamento por aproximação mais possível em situações de aglomeração.

    No momento de comprar algo, nunca dê seu cartão na mão do vendedor. Faça você mesmo o processo. Se isso não for possível, confira após o pagamento se o cartão devolvido é mesmo o seu.

    Atente-se aos golpes com a maquininha

    Dois tipos de golpes são muito comuns quando se fala da maquininha. O primeiro deles é quando o vendedor pede para passar o cartão novamente por conta de um “erro”. Nesse momento, ele pode mudar o valor pedido, então sempre peça para conferir o valor novamente antes de refazer o pagamento. Veja também se a compra realmente não foi feita e cobrada da sua conta.

    O segundo tipo de golpe da maquininha bem comum no Carnaval é quando o vendedor diz que o visor do aparelho está danificado. Dessa maneira, não há como você ver o valor exato que está pagando. Não compre nesses casos quando puder e, se for realmente necessário, peça o comprovante para verificar o gasto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *